27/05/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DE PÁSCOA



Evangelho: Jo 15, 26 16, 4

26 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.
16 1 Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. 2 Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. 3 Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. 4 Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».

Comentário:

Na verdade, quando Deus "decidiu" salvar a humanidade, recuperando os filhos perdidos pelo pecado de Adão, fá-lo para sempre. Não admira, o homem está feito para a eternidade.

Primeiro Deus Pai envia os profetas e estabelece alianças com o povo escolhido; logo Deus Filho toma a forma humana gerado no seio puríssimo da Santíssima Virgem e vive entre os homens fisicamente durante trinta e três anos entregando o penhor dessa vida eterna, ensinando os meios para a conquistar, depositando nas mãos de Pedro à chaves do Reino de Deus e, depois, já legitimados como autênticos filhos de Deus vem Deus Espírito Santo para confirmar na fé, consolidar a esperança é fortalecer o amor é, finalmente, ficar connosco até ao final dos tempos assistindo-nos com os Seus Dons inefáveis.

Temos forçosamente de concluir que Deus não nos abandona nunca é que o Seu gozo e alegria é que vivamos esta vida terrena de tal forma que possamos merecer gozar a Sua presença por toda a eternidade.


(AMA, comentário sobre Jo 15, 26, 16; 4 Malta, 02,05,2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.