28/04/2019

Leitura espiritual


O JULGAMENTO PARTICULAR E FINAL


1. Qual é o julgamento particular?

- Imediatamente após a morte, o julgamento específico ocorre, onde cada alma recebe a recompensa ou punição que suas obras merecem. E vai para o céu ou para o inferno. Ou talvez ao purgatório por um tempo.


2. Sobre o que seremos julgados?

- Deus nosso Senhor nos julgará sobre:

As coisas boas que fizemos, incluindo bons votos.
As coisas boas que paramos de fazer (omissões).
As coisas más que fizemos, incluindo pensamentos maus.
As consequências de nossas acções.


3. Quais serão os critérios de medição?

- No seu julgamento, o Senhor, com sua infinita sabedoria, medirá nossas acções à medida que se adaptaram à vontade divina, levando em conta os dons que cada um recebeu.

4. Como será o julgamento particular?

- Sobre isso, muito pouco é conhecido. Pode ser algo assim: depois da morte, a alma ainda não vê a Deus, mas encontra a majestade divina, seu amor, justiça e misericórdia.

Então há três reacções possíveis:

Se alguém morre sem ter-se arrependido de seus pecados graves, ele é incapaz de aceitar o amor divino e é condenado ao inferno para sempre.
Quando alguém morre em graça, mas sem ter feito a penitência que seus pecados reivindicam, ele sente o chamado do amor divino e o aceita para sempre, mas ele vê a necessidade de se purificar antes de poder ver Deus, e ele vai temporariamente para o purgatório. Isso acontece com a maioria das pessoas.
Algumas pessoas muito santas são trazidas directamente para a visão de Deus para sempre.


5. Qual é o julgamento final?

- Quando o fim do mundo chegar, os corpos serão ressuscitados (ressurreição) unidos às suas almas para receber conjuntamente o mesmo prémio ou punição que a alma já havia assumido.


6. Por que deveria haver um julgamento final?

- Não é o particular o suficiente? A sentença é a mesma, mas um juízo final é necessário para que as sentenças sejam públicas, a justiça divina seja apreciada e a glória de Deus aumentada.


7. No julgamento final tudo será conhecido?

- No julgamento final, as boas e más acções de cada pessoa com as suas consequências virão à luz. Incluindo omissões ou boas obras que foram deixadas por fazer.

Os bons receberão a honra pública pelas suas boas obras, mesmo que na terra eles se escondam. 
Os seus pecados já confessados ​​e purificados não terão importância excepto aplaudir sua divina contrição e misericórdia. 
Por exemplo, São Pedro será muito celebrado por ser a pedra sobre a qual a Igreja foi construída; as suas negativas não têm ou terão qualquer relevância:  o seu arrependimento é o que conta.
Os condenados sofrerão a confusão e a desgraça pública que a sua obstinação merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.