05/04/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DA QUARESMA



Evangelho: Jo 7, 1-2 10. 25-30

1 Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. 2 Estava próxima a festa dos Tabernáculos. 10 Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. 25 Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? 26 Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? 27 Mas nós sabemos de onde é este homem, e, quando o Messias vier, ninguém sabe de onde Ele é». 28 Então, em alta voz, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. 29 Mas Eu conheço-O, porque d’Ele venho e foi Ele que Me enviou». 30 Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.

Comentário:

Há uma frase neste texto de São João [i] que deixa bem claro que Jesus Cristo Se entrega à morte por Sua única e exclusiva vontade.

Faz o dom da Sua vida para redenção e salvação dos homens.

Com respeito a Cristo, nada nem ninguém pode fazer o quer que seja sem o Seu expresso consentimento e por mais que se encarnicem os Seus perseguidores de ontem e de hoje nada conseguirão.

Nosso Senhor, que é dono da vida e da morte tem a vontade suprema e final sobre todas as coisas.

(AMA, comentário sobre Jo 7, 1-2 10. 25-30, 10.01.2019)  



[i] «30 Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.