28/03/2019

Evangelho e comentário




TEMPO DA QUARESMA



Evangelho: Lc 11, 14-23

14 Jesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. 15 Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» 16 Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. 17 Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa. 18 Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. 19 Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20 Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; 22 mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23 Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»

Comentário:

Podemos dizer que todos temos por obrigação saber quanto respeita à nossa Santa Religião e, principalmente, à Figura e Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não necessitamos de formação especial – por exemplo em teologia – mas tão só a vontade e determinação de tudo fazer para estarmos absolutamente seguros da Fé que praticamos.

A mim… parece-me…
Eu… acho que talvez…

Estas são atitudes que não cabem, não têm lugar num cristão autêntico e coerente.

Tenhamos sempre presente que a Religião Católica, a Igreja fundada por Jesus Cristo não é uma democracia onde cada um pode ter a sua opinião ou interpretar os factos como melhor lhe convier.

Não!

A Igreja é uma Hierarquia encabeçada por Jesus Cristo sua cabeça, representada na terra pelo Papa Seu Vigário.
E, sendo assim, fica claro que o que o Magistério define como prática da verdade é o único critério válido e, tal como Jesus diz, «Quem não junta comigo dispersa», ou se aceita na totalidade ou não.

(AMA, comentário sobre LC 11, 14-23, 08.03.2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.