21/02/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



São Pedro Damião – Doutor da Igreja


Evangelho: Mc 8, 27-33

27 Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos discípulos esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» 28 Disseram-lhe: «João Baptista; outros, Elias; e outros, que és um dos profetas.» 29 «E vós, quem dizeis que Eu sou?» - perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra, e disse: «Tu és o Messias.» 30 Ordenou-lhes, então, que não dissessem isto a ninguém. 31 Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos-sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32 E dizia claramente estas coisas. Pedro, desviando-se com Ele um pouco, começou a repreendê-lo. 33 Mas Jesus, voltando-se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo-lhe: «Vai-te da minha frente, Satanás, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens.»

Comentário:

São Marcos refere que Jesus «dizia claramente estas coisas».

Mas, além de falar claramente deveria ser, ao mesmo tempo, convincente de tal modo que levou Pedro à reacção que não pôde guardar para si.

O amor de Pedro por Jesus não “pode admitir” que aconteça o que Ele lhes anuncia. É um sentimento nobre e expressivo que “choca” com uma realidade que não consegue abarcar.
Ele, Pedro, só vê à sua frente a figura de Jesus, não percebe que vê – também – Cristo, o Filho de Deus feito homem!

Pode parecer, por momentos, que o Senhor poderia ter sido mais “brando” ou “compreensivo” com este Seu amigo mas, as palavras que profere mantêm-se na linha anterior: «dizia claramente estas coisas».

E, aos poucos, Pedro irá guardando no seu coração todas estas coisas e, inevitavelmente, há-de chegar ao ponto de confessar – também claramente – quem é Jesus Cristo.

(AMA, comentário sobre Mc 8, 27-33, 03.12.2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.