04/12/2018

Evangelho e comentário


Tempo do ADVENTO


São João Damasceno – Doutor da Igreja

Evangelho: Lc 10, 21-24

21 Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.» 23 Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. 24 Porque - digo-vos - muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»

Comentário:

«Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo»

Esta “declaração” do Evangelista deve, seguramente, a algo que pode constatar pessoalmente.
A alegria do Senhor!

Muito mais que as honras possíveis – e merecidas – ou os êxitos apostólicos – tantas vezes patentes – a fé e confiança dos Seus discípulos são, para o Senhor, motivo de intensa e profunda alegria e, mais, a confirmação do que tantas vezes afirmou que o Reino dos Céus está guardado para os simples e puros e coração.
Se por um lado as simplicidade nada tem a ver com o grau de cultura ou sabedoria já a pureza de coração é um bem imprescindível “para ver a Deus” e compreender, aceitando, quanto nos revela.

(AMA, comentário sobre Lc 10, 21-24, 24.10.2018)


Nota de AMA:

Foi-me chamada a atenção para a redacção deste comentário que, de facto, não está correcto.
São Lucas não podia ter “constatado pessoalmente”,  porque  não foi seguidor de Jesus.
Como ele próprio afirma no Prólogo do Evangelho que escreve, faz uma “investigação cuidada e aprofundada” dos acontecimentos que rodearam a vida do Salvador.
As testemunhas terão sido principalmente a Santíssima Virgem e os Apóstolos e é com base nesses testemunhos – absolutamente fidedignos - que faz o seu relato.


(AMA, 05.12.2018)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.