04/11/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum



Evangelho: Mc 12, 28-34

28 Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 29 Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. 31 O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» 32 O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; 33 e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» 34 Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-lo.

Comentário:

A atitude deste escriba é rara nos relatos evangélicos.
Quase sempre esta classe, como os fariseus e doutores da Lei, actua sempre em confronto – aberto ou camuflado – quando se encontra com Jesus.

Mas, como já se disse, não se pode nem deve tomar o todo pela parte e, como acabamos de ler, há gente pertencente a estas classes que é honesta intelectualmente, não actua por sectarismo ou “ideias feitas”, deseja conhecer a verdade tal qual é.

Assim, connosco no apostolado. Todas as pessoas sejam quem forem nos devem merecer cuidado e atenção quando não actuaremos como aqueles cuja conduta reprovamos.

(AMA, comentário sobre Mc 12, 28-34, 07.06.2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.