17/11/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum




Evangelho: Lc 18, 1-8

1 Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: 2 «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Naquela cidade vivia também uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário.’ 4 Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, 5 contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.’» 6 E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. 7 E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?»

Comentário:

À perseverança podemos, sem medo, chamar teimosia?
Penso que nada tem de pejorativo porque, na realidade, tanto se persevera praticando o mal como fazendo o bem.

Os fins são, evidentemente diferentes e será sempre necessário teimar, insistir, voltar um e outra vez até se conseguir o se deseja.
O que pedimos ou o desejamos com todo o nosso coração e as nossas forças ou, então, deixará de haver motivo para “incomodar” o Senhor.

Falando com palavras humanas o coração de Deus move-se pelo amor e, este, quando expresso com firme veemência e persistência confiada não pode senão bater com mais força à porta daquele Coração Amantíssimo.

(AMA, comentário sobre Lc 18, 1-8, 18.11.2017)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.