26/06/2018

Evangelho


Tempo comum


Evangelho: Mt 7, 6 12-4

6«Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés e, acometendo-vos, vos despedacem.»
12 Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!»

Comentário:

O são critério deve estar sempre presente quando se trata de falar de Deus aos outros.

É contraproducente falar Deus e de coisas santas - «as vossas pérolas» - a pessoas que ou não sabem ou não têm qualquer interesse em saber e, nalguns casos – bastantes infelizmente – as perguntas que possa fazer têm como intenção encontrar argumentos de discussão e desafio.

Porque que, de facto quer ouvir para entender e saber deve estar disposto desde logo a assumir as dificuldades, obstáculos e eventuais renúncias que o seguimento de Cristo implica.

Transportar a cruz de cada dia será sempre difícil pela «porta estreita» por isso mesmo muitos preferem usar o caminho largo e fácil onde não são necessários nem esforços ou sacrifícios.

(AMA, comentário sobre Mt 7, 6 12-4, 28.03.2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.