09/05/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 16, 12-15

12 «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. 13 Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. 14 Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. 15 Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: ‘Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer’.»

Comentário:

Muito próximo já do Pentecostes, a Liturgia insiste nas palavras de Cristo sobre o Espírito Santo.

Não terá como intenção, apenas, preparar os Apóstolos para a vinda do Paráclito mas sobretudo sossegar o seu espírito quanto ao futuro e sobretudo quando às perguntas que fervilham no seu íntimo.

Já têm como certo que o Mestre se aguentará fisicamente da sua presença é convívio e é natural que sintam apreensão sobre a missão que os espera.

Jesus quer sossega-los e revela um pouco sobre a acção do Espírito Santo nas suas almas.


(AMA, comentário sobre Jo 16, 12-15, Malta, 04.05.2016)