Questão
60: Dos Sacramentos
Art.
3 — Se o sacramento não é sinal senão de uma só coisa.
O terceiro discute-se assim. Parece que
o sacramento não é sinal senão de uma só coisa.
1. Pois, o que significa muitas coisas é
um sinal ambíguo e, por consequência, ocasião de engano; tais os nomes
equívocos. Ora, nenhuma falácia pode atribuir-se à religião cristã, segundo o
Apóstolo: Estai sobre aviso para que
ninguém vos engane com filosofias e com os seus falaces sofismas. Logo,
parece que o sacramento não é sinal de várias coisas.
2. Demais. — Como se disse, o sacramento
significa uma coisa sagrada enquanto causa de santificação humana. Ora, uma só
é a causa da santificação humana, a saber, o sangue de Cristo, segundo o
Apóstolo: Jesus, para que santificasse ao
povo pelo seu sangue, padeceu fora da porta. Logo, parece que o sacramento
não significa várias coisas.
3. Demais. — Como se disse, o sacramento
significa propriamente o fim próprio da santificação. Ora, o fim da
santificação é a vida eterna, segundo o Apóstolo: Tendes o vosso fruto em santificação e por fim a vida eterna. Logo,
parece que o sacramento não significa senão uma só coisa, isto é, a vida
eterna.
Mas, em contrário, o sacramento do Altar
tem dupla significação — o corpo de
Cristo verdadeiro e místico, como diz Agostinho.
Como dissemos, o sacramento chama-se
propriamente o que se ordena a significar a nossa santificação. Na qual podemos
distinguir tríplice elemento: a causa própria da nossa santificação que é a
Paixão de Cristo; a forma da nossa santificação, que consiste na graça e nas
virtudes; e o fim último da nossa santificação, que é a vida eterna. E tudo
isto os sacramentos o significam. Por isso o sacramento é: o sinal rememorativo
do que passou, isto é, da Paixão de Cristo; e demonstrativo do que em nós obra
a Paixão de Cristo, isto é, da graça; e prognóstico, isto é, prenunciativo da
futura glória.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. O
sinal ambíguo é ocasião de engano, quando significa muitas coisas, das quais
uma não se ordena à outra. Mas, quando significa muitas, mas de modo que
constituam de certo modo uma unidade, então o sinal não é ambíguo, mas certo.
Assim, a palavra homem significa a alma e o corpo, enquanto constitutivos da
natureza humana. E, assim, o sacramento tem a tríplice significação deferida,
enquanto há aí a unidade, numa certa ordem.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O sacramento, enquanto
significativo da coisa santificante, há de necessariamente significar o efeito,
compreendido da causa mesma santificante, como tal.
RESPOSTA À TERCEIRA. — O sacramento, na
sua noção, baste que signifique a perfeição, como, forma; nem é necessário
signifique só a perfeição, como fim.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.
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