03/01/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Natal

Santíssimo Nome de Jesus

Evangelho: Jo 1, 29-34

29 No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’ 31 Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» 32 E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. 33 E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. 34 Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.» 

Comentário:

João declara que não conhecia bem Jesus, o que é natural porque, embora fossem primos com apenas seis meses de diferença de idades um vivia em Nazaré e outro nas montanhas de Judá.

Esperou por um sinal – tal como lhe fora dito – para ter a certeza e, quando esse sinal foi evidente faz a primeira declaração conhecida da verdadeira identidade de Cristo:

O Filho de Deus!

Natanael, passados tempos, fará o mesmo e também de uma forma absolutamente clara e convicta.

Também, neste caso, houve um sinal: «vi-te quando estavas debaixo da figueira».

Entender, perceber e aceitar os sinais que ao longo da vida Deus nos vai mandando é fundamental para consolidar a nossa Fé e aumentar o nosso Amor a Deus.

Mas, atenção, é preciso estar bem disposto e usar de são critério com um espírito livre e sem preconceitos ou ideias pré-concebidas.

(ama, comentário sobre Jo 1, 29-34, 15.01.2017)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.