22/09/2017

Perguntas e respostas

O AMOR

A. O MELHOR AMOR

1. Tipos de amor. Pode falar-se de dois tipos de amor:

Amor-sentimento.- Tem-se face às pessoas que nos são agradáveis e que, como se costuma dizer, nos caem bem. Este afecto deve-se a algo bom que possuem, como o seu sorriso, a sua beleza, o seu dinheiro, o seu clube de futebol, o seu lugar de nascimento, etc. Depois do pecado original também o mal nos pode atrair, mas isso seria um amor defeituoso.

Amor-caridade.- A definição clássica de amor é esta: Ama-se a quem se deseja bem. Amar é procurar o bem do outro, por exemplo, prestando-lhe um serviço. É um carinho mais forte que o anterior pois não depende de um estado de ânimo variável. Por isto, é possível amar alguém ainda que este seja antipático.

2. O amor-sentimento e o amor-caridade opõem-se? Geralmente complementam-se; por exemplo, é mais fácil desejar o bem a quem nos é amável. Somente se enfrentam quando alguém alimenta em excesso o seu amor - sentimento: então, está tão dependente do que lhe agrada que o seu coração se torna egoísta e esquece o bem dos outros.

3. Pode-se amar a quem não se ama e continuar casados? Assim procede muita gente. Normalmente as amizades humanas começam com um amor-sentimento que atrai. Depois, a amizade torna-se sólida com o crescer do amor-caridade. Nos casais há momentos em que os sentimentos falham, por aborrecimento ou cansaço, divergências ou mal entendidos, etc. Mas não se chega à rotura (divorcio) porque permanece a lealdade e um fundo de amor - caridade que permite continuar a desejar o bem da família. Se se mantém o esforço de procurar o bem do outro -caridade-, normalmente recupera-se o amor-sentimento que facilita muito as coisas.

4. Como se reconhece o amor maior? Em primeiro lugar ama mais quem deseja um bem maior ao outro.
Também há maior amor quando se procura um bem para o outro à custa de um maior esforço pessoal. ("Ninguém tem maior amor do aquele que dá a vida pelos seus amigos").
O maior sacrifício é dar a própria vida e o maior bem é o céu. Por tanto, ama-nos mais quem nos consegue o céu oferecendo a sua vida em troca, morrendo na Cruz.

5. Ama mais quem concede muitos caprichos? A obtenção de muitos caprichos causa dano às pessoas tornando-as débeis e caprichosas. Por isso, quem os concede não ama realmente pois está a prejudicar. Se calhar pensa-se que se está a fazer um bem, no entanto, pode ser um amor que se engana. Da mesma forma, quem concede a si mesmo todos os prazeres, não se ama correctamente.

6. Há obstáculos para o amor? Sobre isto pode ver-se o tema coração. Resumindo, os grandes obstáculos para o amor são dois:

O ódio.- É o oposto do amor - caridade, pois odeia-se alguém a quem se deseja o mal. A ausência de amor - sentimento não equivale ao ódio: é possível não se gostar de alguém sem desejar-lhe algum mal.


O egoísmo.- O egoísta só se ama a si mesmo. Por isso, ama-se erradamente, uma vez que estraga e diminui o seu coração que foi criado para amar a muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.