22/09/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 8, 1-3

1 Em seguida, Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Acompanhavam-no os Doze 2 e algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios; 3 Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que os serviam com os seus bens.

Comentário:


Compreende-se que doze homens – e o próprio Jesus Cristo – tinham necessidades correntes, absolutamente naturais, como: quem tratasse da roupa que vestiam, preparasse o alimento que tomavam, etc.

A delicadeza do trato feminino deveria contribuir em muito para a tranquilidade do ambiente do pequeno grupo.

E não se pense que se tratava de umas pobres coitadas que seguiam o Mestre apenas por entusiasmo ou gratidão pelo bem recebido, o Evangelista sublinha que, uma delas era mulher de um administrador de Herodes, logo, pessoa de estatura social relevante.

Cada um de nós deve ter uma permanente dívida de gratidão para com essas mulheres que, sem pedir nada em troca, serviam com alegria e entusiasmo o Senhor os Seus seguidores mais próximos.

(AMA, comentário sobre Lc 8,1-3, 22.06.2017)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.