18/06/2017

Leitura espiritual

A CIDADE DE DEUS 

Vol. 2

LIVRO XV

CAPÍTULO XVII

Dois patriarcas e príncipes nascidos de um só pai.

Foi, pois, Adão o pai de duas linhagens — uma das quais pertence à cidade da terra e a outra à cidade celeste; mas após a morte de Abel, envolta em grande mistério, houve um pai para cada um a das linhagens — Caim e Set. Em seus filhos — era preciso recordá-los — começaram a aparecer com mais evidência os caracteres das duas cidades. Com efeito, Caim gerou Henoc em cujo nome fundou uma cidade, cidade terrestre claro está, que não peregrina neste Mundo mas que nele se instala na paz e na felicidade temporal. Caim significa posse; por isso, quando ele nasceu, foi dito por seu pai ou por sua mãe:


Adquiri um homem pela graça de Deus
[i].


Mas Henoc significa dedicação, porque é aqui, onde ela está estabelecida, que se dedica a cidade terrestre, porque é aqui que se encontra o fim para que tende ou apetece. Ora Set significa ressurreição e seu filho Enós significa homem — mas não com o Adão. Na verdade, também este nome significa homem — mas apresenta-se naquela língua, isto é, na hebraica, como nome com um para o homem e a mulher. Assim se escreveu a propósito dele:


Fê-los homem e mulher, abençoou-os e deu-lhes o nome de Adão[ii].


Não há dúvida de que a mulher foi chamada pelo seu nom e próprio de Eva, mantendo-se, porém, Adão, que significa homem, com o nom e de ambos. Enós também significa homem mas num sentido que, segundo os versados naquela língua, não pode designar a mulher, como sendo filho da ressurreição em que nem os homens nem as mulheres se casam. Na verdade, não haverá geração onde haja regeneração.

Por isso julgo que não será demais notar que nas gerações que procedem do que recebeu o nome de Set, quando se diz que tiveram filhos e filhas, não se cita expressamente o nome de nenhuma mulher; ao passo que nos descendentes de Caim, mesmo no fim, é uma mulher a última que cita como nascida. Com efeito, lê-se assim:


Matusalém gerou Lamec. Lamec tomou duas esposas uma chamada Ada e outra Sella. Ada deu à luz Jobel, pai dos pastores que vivem em tendas Jobal é o nome de seu irmão. Foi este quem inventou o saltério e a citara. Sella deu à luz Tobel que era ferreiro e trabalhava o ferro e o bronze. A irmã de Tobel é Noema [iii].


Até aqui se prolongaram as gerações de Caim, ao todo oito desde Adão, incluindo o próprio Adão, isto é — sete até Lamech que foi marido de duas mulheres; a oitava é a geração de seus filhos entre os quais se menciona também uma mulher. É um a forma elegante de referir que a cidade da Terra terá até ao seu final gerações carnais provenientes da união de homens com mulheres. Daí que também sejam citadas com os seus nomes as mulheres daquele homem que é o último antepassado que aqui se cita — o que nunca tinha acontecido antes do Dilúvio à excepção de Eva. Mas assim com o Caim, (que significa posse), fundador da cidade terrestre, e seu filho, em cujo nome foi fundada, Henoc (que significa dedicação), indicam que essa cidade tem um princípio e um fim terreno onde não é de esperar nada mais do que neste século se pode ver, — assim temos de ver o que diz esta história sagrada acerca do filho Set (que significa ressurreição), visto ser o pai das gerações mencionadas à parte.


(cont)

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] Gen., IV, 1.
[ii] Gen. V, 2.
[iii] Gen., IV, 18-22.

Sem comentários:

Enviar um comentário