V.
FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS DA DISCIPLINA DO CELIBATO
…/121
Fundamento
histórico doutrinal
…/156
O
ensinamento do Antigo Testamento
…/4
No entanto a partir dos documentos da
Igreja Católica sobre este assunto, tentaram desenvolver uma teoria na qual se
continham os elementos essenciais para uma Teologia válida. Compreenderam,
sobretudo, que a continência está em relação estreita com o ordo sacer, e que essa lei tinha sido
dada à Igreja propter ordinis reverentiam,
pela reverência que é devida à Ordem. Também entenderam que a continência está
mais unida ao Sacramento da Ordem recebido que ao homem ordenado, o qual era
livre de aceitar a Ordenação, sabendo que aceitava também a obrigação anexa.
Desde a síntese realizada por São
Raimundo de Peñafort, já mencionado, se deriva com toda certeza que naquele
tempo se tinha como verdadeiro motivo da continência clerical não tanto a
pureza do ministro – que se adequaria muito bem com a práxis oriental
estabelecida no Concílio Trullano – quanto à eficácia da oração mediadora do
ministro sagrado, que procedia da sua total dedicação a Deus. De um modo geral
eram apresentadas já então as verdadeiras razões da perfeita continência: a
possibilidade de rezar com liberdade, assim como a também completa liberdade de
desenvolver o próprio ministério e para dedicar-se ao serviço da Igreja.
(cont)
(revisão da versão portuguesa por ama)
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