V.
FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS DA DISCIPLINA DO CELIBATO
…/117
Fundamento
histórico doutrinal
…/13
O
ensinamento do Antigo Testamento
É necessário agora que tratemos outro
ponto que é muitas vezes invocado como um argumento contra a continência dos
ministros nos primeiros séculos.
Costuma-se apelar, como muitas vezes já
afirmamos, ao Antigo Testamento, que, como sabemos, era legítimo e até mesmo
necessário o uso pleno do matrimónio por parte dos sacerdotes e levitas, nos
dias em que viviam em suas casas, livres do serviço do Templo. A essa objeção
se pode responder de duas maneiras.
Antes de tudo deve-se assinalar que o
sacerdócio vetero-testamentário havia sido confiado a uma única tribo que devia
ser conservada, e isso fazia necessário o matrimónio. O sacerdócio do Novo
Testamento não foi definido, no entanto, como o sacerdócio de sucessão pelo
sangue e não se baseia na descendência familiar. Um segundo e mais importante
argumento a favor da distinção entre um sacerdócio e outro diz: os sacerdotes
do Antigo Testamento prestavam um serviço temporal limitado no templo, enquanto
que os sacerdotes do Novo Testamento mantêm um serviço permanente, por isso a
obrigação temporal de continência e de pureza se estendeu a uma observância
ilimitada e contínua.
(cont)
(revisão da versão portuguesa por ama)
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