I. DIVISÕES NA IGREJA
(1,10-4,21)
Capítulo 2
A pregação de Paulo em Corinto,
sabedoria de Deus
1Eu
mesmo, quando fui ter convosco, irmãos, não me apresentei com o prestígio da
linguagem ou da sabedoria, para vos anunciar o mistério de Deus. 2Julguei não
dever saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
3Estive
no meio de vós cheio de fraqueza, de receio e de grande temor. 4A minha palavra
e a minha pregação nada tinham dos argumentos persuasivos da sabedoria humana,
mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé não se
baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6E,
no entanto, é de sabedoria que nós falamos entre os perfeitos; sabedoria que
não é deste mundo, nem dos chefes deste mundo, votados à destruição. 7Ensinamos
a sabedoria de Deus, mistério que permaneceu oculto e que Deus, antes dos
séculos, predestinou para nossa glória.
8Nenhum
dos chefes deste mundo a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam
crucificado o Senhor da glória. 9Mas, como está escrito:
O que os olhos não viram, os ouvidos não
ouviram, o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que
o amam.
10A
nós, porém, Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito tudo penetra,
até as profundidades de Deus. 11Quem, de entre os homens, conhece o que há no
homem, senão o espírito do homem que nele habita? Assim também, as coisas que
são de Deus, ninguém as conhece, a não ser o Espírito de Deus.
12Quanto
a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para
podermos conhecer os dons da graça de Deus. 13E deles não falamos com palavras
que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito inspira, falando de
realidades espirituais em termos espirituais.
14O
homem terreno não aceita o que vem do Espírito de Deus, pois é uma loucura para
ele. Não o pode compreender, pois só de modo espiritual pode ser avaliado.
15Pelo contrário, o homem espiritual julga todas as coisas e a ele ninguém o
pode julgar. 16Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, para poder
instruí-lo? Mas nós temos o pensamento de Cristo.
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