29/12/2016

Evangelho e comentário

Tempo do Natal

Evangelho: Lc 2, 22-35

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações».

Comentário:

Na simplicidade e na alegria do momento – simplicidade porque a Família não “dá nas vistas” procedendo como qualquer outra, alegria devido ao cumprimento da Lei – quando se cumpre a alegria é inerente – “nuvens negras” aparecem no horizonte.

«uma espada trespassará a tua alma» revela Simeão à Santíssima Virgem.

O seu jovem coração de Mãe deve ter estremecido e os seus braços, apertado com mais força o Menino junto ao seu peito.

Que “estranha” forma de Deus provar os que mais ama!

Á Mãe do Seu Filho nada lhe será poupado e desde o primeiro momento aparece a espada – símbolo da perseguição, da violência, do sofrimento – como que um sinal de uma vida atribulada.

Mas ela compreenderá muito bem sobretudo quando o próprio Filho declarar que veio ao mundo trazer a espada e que o Reino dos Céus se conquista com violência.

Recorda muito bem as palavras do Arcanjo São Gabriel, gravadas no seu coração para sempre.

Sabe, tem a certeza absoluta, que a Vontade de Deus se cumprirá até ao fim dos tempos.

(ama, comentário sobre Lc 2, 22-35, 12.10.2016)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.