Art.
5 — Se ser Redentor é próprio de Cristo.
O quinto discute-se assim. — Parece que
ser Redentor não é próprio de Cristo.
1. — Pois, diz a Escritura: Tu me remiste Senhor Deus da Verdade.
Ora, Deus da verdade toda a Trindade o é. Logo, não é próprio de Cristo.
2. Demais. — Redime quem paga o preço da
redenção. Ora, Deus Padre deu o seu Filho como redentor pelos nossos pecados,
segundo a Escritura: O Senhor enviou ao
seu povo redenção, isto é, diz a Glosa, Cristo,
que dá a redenção aos cativos. Logo, não só Cristo, mas também Deus Padre
nos remiu.
3. Demais. — Não só a Paixão de Cristo,
mas também a dos outros santos, foi profícua à nossa salvação segundo o
Apóstolo: Eu me alegro nas penalidades
que sofro por vós e cumpro na minha carne o que resta a padecer a Jesus Cristo
pelo seu corpo, que é a Igreja. Logo, não só Cristo, mas também os outros
santos devem ser considerados o Redentor.
Mas, em contrário, o Apóstolo: Cristo nos remiu na maldição da lei, feito
ele maldição por nós. Ora, só Cristo foi feito maldição por nós. Logo, só
ele deve ser considerado nosso Redentor.
Para alguém redimir duas
condições se requerem: o acto de pagar e o preço pago. Assim, pois, não dizemos
que redime principalmente, quem paga, para remir uma coisa, um dinheiro que não
é seu, mas de outrem; e antes, o redentor aquele que pagou o preço. Ora, o
preço da nossa redenção é o sangue de Cristo, ou a sua vida corpórea, que
estava no sangue; e esse preço o próprio Cristo o pagou. Donde, o acto de
pagamento e o preço do pagamento pertenceu imediatamente a Cristo, enquanto
homem; mas a toda a Trindade como à causa primeira e remota, a quem pertencia a
própria vida de Cristo, como primeiro autor dela; e também porque foi a
Trindade que inspirou ao homem Cristo sofrer por nós. Por isso ser
imediatamente o Redentor é próprio de Cristo, enquanto homem; embora a própria redenção
possa ser atribuída a toda a Trindade como à causa primeira.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
O texto citado a Glosa assim o expõe: Tu,
ó Deus de verdade, me remiste em Cristo, que exclamou: — Nas tuas mãos Senhor
entrega o meu espírito. Assim, a redenção pertenceu imediatamente ao homem
Cristo; mas, como causa principal dela, a Deus.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O preço da nossa
redenção o homem Cristo o pagou imediatamente; mas, por mandado do Pai, como
autor primordial.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Os sofrimentos
dos santos aproveitam à Igreja, não certamente a modo de redenção, mas a modo
de exemplo e de exortação, segundo o Apóstolo: Se somos atribulados, para vossa exortação e é salvação.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.
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