Art.
5 — Se ser Redentor é próprio de Cristo.
O
quinto discute-se assim. — Parece que ser Redentor não é próprio de Cristo.
1. — Pois, diz a Escritura: Tu me remiste Senhor Deus da Verdade.
ra, toda a Trindade é Deus da verdade. Logo, não é próprio de Cristo.
2. Demais. — Redime quem paga o preço da
redenção. Ora, Deus Pai deu o seu Filho como redentor pelos nossos pecados,
segundo a Escritura: O Senhor enviou ao
seu povo redenção, isto é, diz a Glosa, Cristo,
que dá a redenção aos captivos. Logo, não só Cristo, mas também Deus Pai
nos remiu.
3. Demais. — Não só a Paixão de Cristo,
mas também a dos outros santos, foi profícua à nossa salvação segundo o
Apóstolo: Eu me alegro nas penalidades
que sofro por vós e cumpro na minha carne o que resta a padecer a Jesus Cristo
pelo seu corpo, que é a Igreja. Logo, não só Cristo, mas também os outros
santos devem ser considerados como o Redentor.
Mas, em contrário, o Apóstolo: Cristo remiu-nos na maldição da lei, feito
ele maldição por nós. Ora, só Cristo foi feito maldição por nós. Logo, só
ele deve ser considerado nosso Redentor.
Para alguém redimir requerem-se
duas condições: o acto de pagar e o preço pago. Assim, pois, não dizemos que
redime principalmente, quem paga, para remir uma coisa, um dinheiro que não é
seu, mas de outrem; e antes, o redentor aquele que pagou o preço. Ora, o preço
da nossa redenção é o sangue de Cristo, ou a sua vida corpórea, que estava no sangue;
e esse preço o próprio Cristo mesmo o pagou. Donde, o acto de pagamento e o
preço do pagamento pertenceu imediatamente a Cristo, enquanto homem; mas a toda
a Trindade como à causa primeira e remota, a quem pertencia a própria vida de
Cristo, como primeiro autor dela; e também porque foi a Trindade que inspirou
ao homem Cristo sofrer por nós. Por isso ser imediatamente o Redentor é próprio
de Cristo, enquanto homem; embora a própria redenção possa ser atribuída a toda
a Trindade como à causa primeira.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
O texto citado a Glosa assim o expõe: Tu,
ó Deus de verdade, me remiste em Cristo, que exclamou: — Nas tuas mãos Senhor
entrego o meu espírito. Assim, a redenção pertenceu imediatamente ao homem
Cristo; mas, como causa principal dela, a Deus.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O preço da nossa
redenção o homem Cristo o pagou imediatamente; mas, por mandado do Pai, como
autor primordial.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Os sofrimentos
dos santos aproveitam à Igreja, não seguramente a modo de redenção, mas a modo
de exemplo e de exortação, segundo o Apóstolo: Se somos atribulados, para vossa exortação e é salvação.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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