Celibato eclesiástico: História e fundamentos teológicos
IV.
O CELIBATO NA DISCIPLINA DAS IGREJAS ORIENTAIS
(revisão da versão portuguesa por ama)
A
fragmentação do sistema disciplinar no Oriente
Isso leva-nos ao ponto central na
história do celibato ministerial na Igreja Bizantina e nas Igrejas Orientais a
ela associadas. Algumas considerações preliminares ajudarão a entender a
questão correctamente.
Como vimos até agora, um compromisso tão
oneroso, humanamente falando, como o celibato, sempre teve que pagar ao longo
da história o tributo da debilidade humana.
Já Santo Ambrósio de Milão o
testemunhou, afirmando que nem sempre correspondia o cumprimento com o
preceito, sobretudo nas regiões mais remotas; também no Ocidente, o mesmo
assinalava Epifânio de Salamina falando do Oriente.
Adverte-se, portanto, com claridade que
há uma necessidade de permanente atenção e uma ajuda constante para manter essa
prática.
No Ocidente, os Concílios regionais e os
Papas não cessaram de intervir, exortando à observância do celibato e para
sustentá-la em todas as suas formas, garantindo o cumprimento do compromisso
assumido, tão necessário para a Igreja.
Tudo indica, porém, que essa atenção
constante se perdeu no Oriente. Isso pode ser comprovado, por um lado, pela
história dos Concílios regionais orientais.
(revisão da versão portuguesa por ama)
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