24/08/2016

Evangelho e comentário


Tempo Comum

São Bartolomeu – Apóstolo [i]

Evangelho: Jo 1, 45-51

45 Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José». 46 Natanael disse-lhe: «De Nazaré pode porventura sair coisa que seja boa?». Filipe disse-lhe: «Vem ver». 47 Jesus viu Natanael, que vinha ter com Ele, e disse dele: «Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento». 48 Natanael disse-lhe: «Donde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira». 49 Natanael respondeu: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel». 50 Jesus respondeu-lhe: «Porque te disse que te vi debaixo da figueira, acreditas?; verás coisas maiores que esta». 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem».

Comentário:

Podemos considerar este Texto de São João como uma “lição” sobre apostolado.

Começa-se pelos que nos estão mais próximos: a família, os amigos.

Consideremos três etapas:

Dar a conhecer a “matéria”;
Convidar a participar;
Levar à “fonte”.

Os próprios verão com os seus olhos e considerarão com o seu espírito que o que dissemos é verdade, e seguirão a VERDADE.

(ama, comentário sobre Jo 1 47-51 2015.08.24)









[i] Nota Histórica
Nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus. Diz a tradição que depois da ascensão do Senhor pregou o Evangelho na Índia e aí recebeu a coroa do martírio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.