20/08/2016

Antigo testamento / Êxodo

Êxodo 30

O altar do incenso

1 "Faz um altar de madeira de acácia para queimar incenso.

2 Será quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado e noventa centímetros de altura; as suas pontas formarão com ele uma só peça.

3 Reveste de ouro puro a parte superior, todos os lados e as pontas, e faz uma moldura de ouro ao seu redor.

4 Faz duas argolas de ouro de cada lado do altar, abaixo da moldura, que sustentem as varas utilizadas para carregá-lo, e usa madeira de acácia para fazer as varas e reviste-as de ouro.

5 Coloca o altar em frente do véu que se encontra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ele, onde me encontrarei contigo.

6 "Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas, e também quando as acender ao entardecer. Será queimado incenso continuamente perante o Senhor, pelas suas gerações.

7 Não ofereçam nesse altar nenhum outro tipo de incenso nem holocausto nem oferta de cereal nem derramem sobre ele ofertas de bebidas.

8 Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propiciação pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor".

O dinheiro do resgate

10 Disse então o Senhor a Moisés:

11 "Quando fizeres o recenseamento dos israelitas, cada um deles terá que pagar ao Senhor um preço pelo resgate por sua vida ao ser contado. Dessa forma nenhuma praga virá sobre eles quando os contares.

12 Cada recenseado contribuirá com seis gramas, com base no peso padrão do santuário, que tem doze gramas. Os seis gramas são uma oferta ao Senhor.

13 Todos os listados, da idade de vinte anos para cima, darão ao Senhor essa oferta.

14 Os ricos não contribuirão com mais, nem os pobres darão menos que seis gramas, quando apresentarem a oferta ao Senhor como propiciação pela sua vida.

15 Recebe dos israelitas o preço da propiciação e usa-o para o serviço da Tenda do Encontro. Será um memorial perante o Senhor em favor dos israelitas, para fazerem propiciação pelas suas vidas".

A bacia para as lavagens

16 Disse então o Senhor a Moisés:

17 "Faz uma bacia de bronze com uma base de bronze, para se lavarem. Coloca-a entre a Tenda do Encontro e o altar, e manda enchê-la de água.

18 Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés com a água da bacia.

19 Sempre que entrarem na Tenda do Encontro, terão que lavar-se com água, para que não morram. Quando também se aproximarem do altar para ministrar ao Senhor, apresentando uma oferta preparada no fogo, lavarão as mãos e os pés para que não morram. Esse é um decreto perpétuo, para Arão e os seus descendentes, geração após geração".

O óleo da unção

20 Em seguida, o Senhor disse a Moisés:

21 "Junta as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática, seis quilos de cássia, com base no peso padrão do santuário, e um galão de azeite de oliva.

22 Faz com eles o óleo sagrado para as unções, uma mistura de aromas - obra de perfumista. Esse será o óleo sagrado para as unções.

23 Usa-o para ungir a Tenda do Encontro, a arca da aliança, a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e os seus utensílios, o altar do incenso, o altar do holocausto e todos os seus utensílios, e a bacia com a sua base.

24 Tu os consagrarás e serão santíssimos, e tudo o que neles tocar se tornará santo.

25 "Unge Arão e os seus filhos e consagra-os para que me sirvam como sacerdotes.

26 Diz aos israelitas: Este será o meu óleo sagrado para as unções, geração após geração.

27 Não o derramem sobre nenhum outro homem e não façam nenhum outro óleo com a mesma composição. É óleo sagrado, e assim vocês devem considerá-lo.

28 Quem fizer óleo como esse ou usá-lo em alguém que não seja sacerdote, será eliminado do meio do seu povo".

A preparação do incenso

29 Disse ainda o Senhor a Moisés: "Junta as seguintes essências: bálsamo, ónica, gálbano e incenso puro - todos em quantidades iguais -, e faz um incenso de mistura aromática - obra de perfumista. Levará sal e será puro e santo.

30 Mói parte dele, até se tornar pó, e coloca-o dian­te das tábuas da aliança, na Tenda do Encontro, onde me encontrarei contigo. O incenso lhes será santíssimo.

31 Não façam nenhum outro incenso com a mesma composição para uso pessoal; considerem-no sagrado, reservado para o Senhor.

32 Quem fizer um incenso semelhante, para usufruir a sua fragrância, será eliminado do seu povo".


(Revisão da versão portuguesa por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário