12/07/2016

Evangelho e comentário


Tempo Comum

Evangelho: Mt 11, 20-24

20 Então começou a censurar as cidades em que tinham sido realizados muitos dos Seus milagres, por não terem feito penitência. 21 «Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidónia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidos de saco e em cinza. 22 Por isso vos digo que haverá menor rigor para Tiro e Sidónia no dia do juízo, que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás porventura até ao céu? Não, hás-de ser abatida até ao inferno. Se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se fizeram em ti, ainda hoje existiria. 24 Por isso vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma que para ti».

Comentário:

A Liturgia repete no mesmo ano este trecho de São Mateus.

Por ter especial importância?

Sim, sem dúvida porque se trata de um aviso muito sério que convém meditar e reter.

Ao atentar-mos na nossa vida passada – e na presente – constataremos os milagres que o Senhor foi operando connosco, com a nossa família, com os que nos são próximos.

Sim… autênticos milagres de toda a ordem que teremos dificuldade em enumerar. E, mais que o agradecimento que devemos ter convém-nos sobremaneira fazer um autêntico esforço por merecer revendo constantemente o nosso procedimento, o nosso viver.

Assim, estaremos preparados para esse dia em que o Juiz Supremo nos pedirá contas.

(ama, comentário sobre Mt 11, 20-24, 2015.07.14)











Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.