15/05/2016

Os demónios do apostolado 9

 0 sectarismo

O demónio do sectarismo leva o apóstolo a isolar-se no seu campo de trabalho, nas suas ideias, no seu grupo… Pouco a pouco, vai perdendo o seu sentido de pertença e de integração numa Igreja mais ampla, mais rica, numa Igreja universal, na qual todo cristão é solidário nos seus êxitos e cruzes, nos seus problemas e conquistas, seja no seu país ou no mundo todo. O apóstolo sectário fecha-se na sua visão das coisas, nos limites da sua experiência e, através disso, vê e julga a Igreja. Desta forma, a sua visão deixou de ser verdadeiramente católica.

O sectarismo tem sintomas pessoais e grupais. No nível pessoal, um dos mais típicos, é o isolar-se. O apóstolo trabalha sozinho, sem se integrar numa missão de conjunto. Não participa das reuniões programadas para esta finalidade, nem de encontros de actualização e de capacitação. Não lhe interessa incorporar-se a critérios e planos comuns, a instâncias de avaliação ou revisão, nem procura relacionar-se com outros evangelizadores.

Consequentemente, o sectário isola o seu trabalho do resto. Faz “a sua coisa” e tem “a sua gente”, a sua própria experiência e a sua visão do apostolado. Tudo o que é diferente da sua visão e experiência é questionável: só vê “poréns” e defeitos. A própria autoridade pastoral da Igreja é ignorada ou criticada quando não concorda com a sua visão e ideias próprias .

Outro sintoma desta tentação é reduzir o apostolado a um só tema ou pouco mais, a uma determinada linha de pastoral, como grupos de oração, direitos humanos, liturgia, jovens… O resto não interessa.

Isto não quer dizer que não deva haver evangelizadores especializados. É que o bom especialista precisa ter uma visão mais ampla e de conjunto.

O resultado é que o apóstolo se torna sectário também em relação às pessoas às quais se dirige. Se ele for monotemático, a sua assembleia habitual também o será: falará sempre ao mesmo público, que partilha a sua visão e os seus interesses limitados. Ora, isso leva ao perigo de suscitar comunidades tão sectárias quanto ele.

O demónio do sectarismo pode ser, portanto, também grupal. Não se trata, porém, do que é normal no apostolado e na Igreja, isto é, o facto de pessoas mais afins em espiritualidade, em pastoral ou simplesmente por pertencerem a uma mesma geração, formarem grupos de trabalho, de vida cristã ou de amizade. Isto não é sectarismo, ainda que qualquer grupo afim precise saber que poderia estar exposto a esta tentação. O sectarismo grupal consiste em fechar-se nas ideias do grupo ou do movimento teológico, pastoral, espiritual… Os participantes do grupo acabam pensando que têm a melhor versão da verdade ou toda a verdade, que sua orientação é privilegiada, que não têm muito que receber de outros grupos ou movimentos de Igreja.

Este tipo de sectarismo torna-nos marcadamente proselitistas, ignorando o legítimo pluralismo. Não há integração com outros movimentos em tarefas comuns: costuma ter-se a própria agenda. Esta tentação pode conduzir, subtilmente, a fazer da própria espiritualidade, da própria pastoral ou da sua teologia, em princípio legítimas, uma ideologia, um integrismo conservador, progressista ou de qualquer outra cor.


Fonte: presbíteros

(revisão da versão portuguesa por ama)

Este texto é um extracto do livro do teólogo chileno segundo galilea, Tentación y Discernimiento, Narcea, Madrid 1991, p. 29-6

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