13/03/2016

O segredo da família

AMOR HUMANO

…/6

O segredo da família

Os filhos são sempre o melhor “investimento”, e a família a “empresa” mais sólida, a maior e a mais fascinante aventura.
Todos contribuem com o seu papel, mas a novela resultante é muito mais interessante do que a soma das histórias singulares, porque Deus atua e faz maravilhas.

Daí a importância de saber compreender – os esposos entre si e os filhos – de aprender a pedir desculpa, de amar – como ensinava São Josemaria – todos os defeitos mútuos, sempre que não sejam ofensa a Deus [i].

“Quantas dificuldades na vida do casal se solucionam se arranjamos um espaço de sonho. Se nos detemos e pensamos no cônjuge, na cônjuge. E sonhamos com as bondades que tem, as coisas boas que tem. Por isso é muito importante recuperar o amor através do entusiasmo de todos os dias. Nunca deixem de ser noivos!” [ii].

Parafraseando o Papa, poder-se-ia acrescentar: que os esposos nunca deixem de se sentar para compartilhar e recordar os momentos belos e as dificuldades que atravessaram juntos, para considerar as circunstâncias que provocaram êxitos ou fracassos, ou para recobrar um pouco de alento, ou para que os dois pensem na educação dos filhos.


r. pellitero

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] Cf. São Josemaria, Apontamentos tomados de uma reunião familiar, 7-VII-1974.
[ii] Papa Francisco, Discurso no Encontro com as famílias, Manila, Filipinas, 16-01-2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.