09/01/2016

Tratado da vida de Cristo 66

Questão 39: Do baptizado de Cristo

Art. 4 — Se Cristo devia ter sido baptizado no Jordão.

 O quarto discute-se assim. — Parece que Cristo não devia ser baptizado no Jordão.


1. — Pois, a verdade deve realizar o que a figurava. Ora, figura do baptismo foi a passagem do Mar Roxo, onde os Egípcios ficaram submersos, assim como os pecados são delidos pelo baptismo. Logo, parece que Cristo devia ter sido baptizado, antes, no mar que no rio Jordão.

2. Demais. — Jordão significa descida. Ora, pelo baptismo nós antes ascendemos que descemos; donde o dizer o Evangelho que depois que Jesus foi baptizado, saiu logo para fora da água. Logo, parece ter sido inconveniente o baptismo de Cristo no Jordão.

3. Demais. — Tendo passado os filhos de Israel, as águas do Jordão tornaram à sua madre, como se lê na Escritura. Ora, os baptizados, longe de retrocederem, marcham para a frente. Logo, não parece ter sido conveniente o baptismo de Cristo no Jordão.

Mas, em contrário, o Evangelho: Jesus foi baptizado por João no Jordão,

Pelo rio Jordão é que os filhos de Israel entraram na terra da promissão. Ora, o baptismo de Cristo tem isto de especial sobre os demais baptismos, que introduz no reino de Deus, simbolizado pela terra da promissão. Donde o dizer a Escritura: Quem não renascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus. Ao que também se refere o fato de ter Elias dividido as águas do Jordão, quando foi arrebatado do céu num carro de fogo, segundo lemos na Escritura; assim também aos que passam pela água do baptismo se lhes torna patente a entrada do céu pelo fogo do Espírito Santo. Logo foi conveniente que Cristo tivesse sido baptizado no Jordão.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. - O trânsito do Mar Roxo prefigurou o baptismo, quanto ao delir os pecados, causado pelo baptismo. Mas o trânsito do Jordão, quanto ao abrir as portas do reino celeste, que é o mais principal efeito do baptismo, causado só por Cristo. Logo, foi conveniente que Cristo tivesse sido baptizado no Jordão e não no mar.

RESPOSTA À SEGUNDA. — O baptismo é uma ascensão pelo progresso na graça; pois, exige o descida da humildade, segundo aquilo da Escritura: Aos humildes dá a graça. E a esse descida é que deve ser referido o nome de Jordão.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Como diz Agostinho, assim como antes as águas do Jordão retrocederam, assim também o baptismo de Cristo faz retrocederem os pecados. - Ou ainda, essa descida das águas significava que, contrariamente a ele, o rio das bênçãos cresceria para o alto.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.