17/01/2016

SOBRE O PERDÃO – 5

1 – O que é o perdão?

…/4

Outra ideia errada sobre o perdão é que para a ofensa e o ofensor ser perdoado, o mesmo tem que se arrepender e pedir o perdão.
Se assim fosse muitas ofensas e muitos ofensores nunca seriam perdoados, com prejuízo sempre para o ofendido, pois normalmente este sofre pela ofensa, mas ainda sofre mais se essa ofensa e esse ofensor se tornam razão de pensamentos quase obsessivos de rancor, de ressentimento, até de desejos de vingança, (e nós sabemos bem que esse tipo de sentimentos nos envenenam e infernizam a nossa vida), pelo que podemos perdoar a ofensa e o ofensor, mesmo que o mesmo não se arrependa nem peça perdão.

Teríamos com certeza muito mais noções sobre o perdão e o acto de perdoar, que não são verdadeiramente nem uma coisa nem outra, mas para hoje, fiquemos apenas com estes, que serão os mais comuns.

Podemos então dizer que o perdão, o perdoar, é um acto da nossa vontade, que envolve sempre sentimentos positivos de amor, que irão contrabalançar toda a carga negativa que a ofensa produziu, levando-nos a olhar para o ofensor com compaixão, não desejando para ele nenhum mal, seja ele qual for.


(cont)


(joaquim mexia alves, Conferência sobre o perdão na Vigararia da Marinha Grande)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.