08/12/2015

Tratado da vida de Cristo 57

Questão 38: Do baptismo de João

Em seguida devemos tratar do baptismo com que Cristo foi baptizado. E como Cristo foi baptizado pelo baptismo de João, primeiro devemos tratar do baptismo de João, em geral. Segundo, do baptismo de Cristo.


Na primeira questão discutem-se seis artigos:


Art. 1 — Se era conveniente que João batizasse.
Art. 2 — Se o baptismo de João procedia de Deus.
Art. 3 — Se o baptismo de João conferia a graça.
Art. 4 — Se pelo baptismo de João só Cristo devia ser baptizado.
Art. 5 — Se o baptismo de João devia cessar depois que Cristo foi baptizado.
Art. 6 — Se os que já tinham recebido o baptismo de João deviam receber também o baptismo de Cristo.

Art. 1 — Se era conveniente que João baptizasse.


O primeiro discute-se assim. — Parece não era conveniente que João baptizasse.

1. — Pois, todo rito sacramental supõe uma determinada lei. Ora, João não introduziu nenhuma lei nova. Logo, era inconveniente que introduzisse um novo rito de baptizar.

2. Demais. — João foi mandado por Deus em testemunha, como profeta, segundo o Evangelho: Tu, ó menino, serás chamado o profeta do Altíssimo. Ora, os profetas anteriores a Cristo não introduziram nenhum rito novo, mas advertiam a observância dos ritos legais, como está claro na Escritura: Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo. Logo, também João não devia introduzir nenhum rito novo de baptizar.

3. Demais. — Ao que já é supérfluo nada se lhe deve acrescentar. Ora, os Judeus tinham superabundância de baptismos, como se lê no Evangelho: Os Fariseus e todos os Judeus não comem sem lavarem as mãos muitas vezes; e quando vêm do mercado não comem sem se purificarem; e assim observam muitos outros costumes que lhes ficaram por tradição, como lavar os copos e os jarros e os vasos de metal e os leitos. Logo, João não devia baptizar.

Mas, em contrário, a autoridade da Escritura quando, depois de referida a santidade de João, acrescenta que acorriam a ele muitos, que eram baptizados no Jordão.

Era conveniente que João baptizasse, por quatro razões. - Primeiro, porque era necessário Cristo fosse baptizado por João, para que consagrasse o baptismo, como diz Agostinho. - Segundo, para que Cristo se manifestasse. Por isso diz o próprio João Batista: Por isso eu vim baptizar em água, para ele, isto é, Cristo ser conhecido em Israel. Pois, anunciava Cristo às turbas que acorriam; e isso era mais fácil, que se tivesse de anunciá-lo a cada um em particular, como adverte Crisóstomo. - Terceiro para acostumar os homens, com o seu baptismo, ao baptismo de Cristo. Donde o dizer Gregório que João baptizava, a fim de desempenhar o seu papel de precursor; pois, assim como nascendo, prevenira o nascimento do Senhor, assim, baptizando, preveniu-lhe o baptismo. - Quarto, a fim de, chamando os homens à penitência, os preparasse a receber dignamente o baptismo de Cristo. Por isso diz Beda. Tanto aproveita aos catecúmenos ainda não baptizados a doutrina da fé, quanto aproveitava o baptismo de João antes do baptismo de Cristo. Pois, assim como João pregava a penitência e prenunciava o baptismo de Cristo, e atraía para o conhecimento da verdade, que apareceu ao mundo, assim os ministros da Igreja primeiro ensinam, depois corrigem dos pecados e enfim prometem pelo baptismo de Cristo a remissão deles.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — O baptismo de João não era em si mesmo um sacramento; mas como que um sacramento, que dispunha para o baptismo de Cristo. Por isso, de certo modo pertencia à lei de Cristo e não à lei de Moisés.

RESPOSTA À SEGUNDA. — João não só foi profeta, mas maior que profeta, como diz a Escritura. Pois, foi o termo da lei e o início do Evangelho. Por isso mais lhe incumbia trazer, pelas palavras e pelas obras, os homens à lei de Cristo, que à observância da lei antiga.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Esses baptismos dos Fariseus eram vãos, por se ordenarem só à purificação do corpo. Ao contrário, o baptismo de João se ordenava à purificação espiritual, pois induzia os homens à penitência, como se disse.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



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