15/11/2015

Sobre a Idade Média - 3

Resultado de imagem para idade médiaAs luzes de que não falam

Tendo explicado brevemente em que consiste a Idade Média, gostaria agora de apontar quatro características dessa longa época que não se coadunam com a imagem de uma Idade das Trevas.

Interesse pelo saber:

No ano de 1277 morria um homem num acidente causado pelo desabamento de um balcão para estudos e observações científicas que tinha feito em sua residência: essa residência era o palácio papal de Viterbo e esse homem era Pedro Hispano, João XXI, o único papa português da História.
O conhecimento era valorizado por grande parte dos homens da Idade Média, especialmente pelos clérigos, que julgavam a instrução dos demais como uma de suas funções.
Desde a Antiguidade Tardia os mosteiros foram centros de preservação do conhecimento antigo dos gregos e romanos. Mas esses mosteiros não somente preservavam e copiavam as obras antigas, como também reflectiam sobre elas e teciam comentários sobre as mesmas.
Já entre os séculos VI e VII, o Livro das Etimologias fora escrito pelo bispo Isidoro de Sevilha, buscando compilar todo o conhecimento de seu tempo.
No século XII, o cónego Hugo da Abadia de São Victor, em França, escrevia numa de suas obras exortando os seus alunos a procurarem o estudo, sem desprezar nenhuma forma de conhecimento.
Com o surgimento das universidades, a troca de informações e escritos e o debate de ideias, frequentemente acalorado, intensificou-se. Esse interesse pelo saber traduziu-se também no âmbito prático: os estudos jurídicos em Direito Romano e Canónico produziram códigos de leis e o século XIV, famoso pela tenebrosa Peste Negra, nos legou dois artefactos de actual utilidade: o relógio mecânico e os óculos.


(cont em 22 Nov)



Texto de rafael de mesquita diehl, professor e historiador formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrando pela mesma universidade. Publicado pelo site Revista Vila Nova.


(revisão da versão portuguesa por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.