11/11/2015

Evangelho, comentário, L. espiritual



Tempo comum XXXII Semana


Evangelho: Lc 17, 11-19

11 Indo Jesus para Jerusalém, passou pela Samaria e pela Galileia.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». 14 Ele tendo-os visto, disse-lhes: «Ide, mostrai-vos aos sacerdotes». Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. 15 Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se por terra a Seus pés, dando-Lhe graças. Era um samaritano. 17 Jesus disse: «Não são dez os que foram curados? Onde estão os outros nove? 18 Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro?». 19 Depois disse-lhe: «Levanta-te, vai; a tua fé te salvou».

Comentário:

Mas, os outros nove também tiveram fé porque, sem demora, fizeram o que Jesus lhes mandara fazer!
Então foi só a fé que salvou o samaritano?
Sim, é evidente, mas não só.
Ao ver-se curado a sua prioridade foi voltar para junto daquele que lha concedera, para lhe agradecer e louvar.
Entendeu, e muito bem, que “mostrar-se aos sacerdotes” fora uma espécie de “prova” a que o Senhor o tinha submetido e, superada esta, nada mais restava fazer que, exactamente, o que fez.
(ama, comentário sobre Lc 17, 11-19, 2013.11.13)



Leitura espiritual



A PACIÊNCIA
…/3

À PROCURA DO CRIMINOSO

Isto, porém, não elimina o facto de que as contrariedades existem, e é delas que, como de um gerador elétrico, surge a corrente contínua ou alternada da impaciência.

Se nos perguntassem de chofre: – ‘Por que você fica impaciente?’, logo apontaríamos o culpado: – ‘Tal contrariedade mais ou menos frequente, mais ou menos constante’.
O culpado, o ‘criminoso’, o agente provocador, é sempre a contrariedade que acomete, azucrina e faz sofrer.

Caso pensemos assim – com esta simplificação tão cândida –, será bom que observemos um fenómeno: nem toda a gente fica impaciente diante das mesmas coisas. Há, portanto, “algo” dentro de nós que nos faz receber “determinadas” contrariedades – muitas ou poucas – de um modo negativo e que desemboca na impaciência, ao passo que outras não.
O que é esse “algo”?
Se conseguirmos enxergá-lo, teremos aberto um bom caminho para diagnosticar a etiologia da impaciência e para ver os remédios que conduzem à mais saudável paciência.

Pensemos, além disso, que – tal como acontece com a preguiça –, afora os casos raros de infecção generalizada (como a “preguiça integral” e a “impaciência permanente”), o defeito da impaciência costuma ser “especializado”.
Cada um de nós tem as “suas” impaciências particulares, mexe-se dentro do campo da sua especialização.
Pode ser que pertençamos, por exemplo, à turma daqueles “especialistas” que não têm paciência para escutar o próximo, sobretudo o mais próximo (marido, mulher, filhos).
Sempre me recordarei de um bispo velhinho, a quem – por razões de trabalho – visitava com certa frequência.
Como muitos anciãos, gostava de recordar coisas passadas, e eu – por respeito e inibição, pois era muito jovem – ficava a ouvi-lo, de modo que praticamente nunca abria a boca: limitava-me a deixá-lo falar.
Passado algum tempo, soube com espanto que ele comentara a um colega que eu “tinha uma conversa muito agradável”!
Senti vergonha, porque não tinha consciência de estar sendo paciente, e aprendi uma lição.

Para mencionar outro exemplo: não pertenceremos por acaso à turma especializada dos que jamais admitem interrupções?
Estão “na deles” e dali não saem.
Por mais que um filho, ou a esposa ou qualquer outra pessoa precise da sua atenção, da sua palavra ou da sua ajuda, o “homem intrinsecamente-ocupado-em-suas-coisas-muito-importantes” vai limitar-se a “responder”, impaciente, com um olhar de poucos amigos, unido a um ronco gutural ininteligível, mas perfeitamente interpretável.

E, ainda, não pertenceremos talvez àquele outro rol de pós-graduados, conhecido como “a turma dos impacientes mascarados”, que já apareciam acima divorciando-se?
– ‘Sou muito paciente, dizem esses mascarados. Não brigo nunca!’
 Mas sempre, sistematicamente, fogem, rápidos como uma cobra d'água, de enfrentar questões difíceis e aborrecidas (uma conversa a fundo com o filho, muito necessária), de aceitar compromissos (fazer oração diariamente, ler um livro de formação cristã) ou de assumir responsabilidades (colaborar habitualmente num trabalho assistencial).
A razão disso não está nem na falta de tempo nem na falta de habilidade, mas no facto puro e simples de que “não querem saber”, “não querem ter trabalho”, ou seja, não querem sofrer.

E eis neste caso a impaciência em estado quimicamente puro, em forma de uma completa falta de generosidade para aceitar com fé, esperança e amor “o que contraria”, aquilo de que “não gostamos”, isto é, o sacrifício e o sofrimento que Deus nos pede para acolher.

OBTER E EDIFICAR

A MÃO E A CONTRAMÃO

– Isso me pegou na contramão! – diz o impaciente contrariado.

Tem razão.
Aquilo foi-lhe ao encontro e o abalroou, chocando-se com os seus desejos, com a sua tranquilidade ou com o seu bem-estar.

Mas, ao escutarmos essa sua queixa, seria lógico que lhe perguntássemos:
– E... qual é a sua mão?

Em matéria de paciência, talvez seja esta a pergunta fundamental, a que melhor nos pode conduzir àquele “algo” que mencionamos acima e que é a verdadeira causa das nossas impaciências.

Todos temos mão e contramão na vida.
A mão é o objectivo para o qual se orientam principalmente os nossos desejos, as nossas lutas, as nossas ambições, as nossas esperanças de realização e de felicidade.
Essa orientação fundamental é a autêntica directriz do nosso coração, das nossas reflexões, dos nossos devaneios e dos nossos empenhos.

Constatamos esta realidade em nós e nos outros. E, ao mesmo tempo, verificamos que essa orientação fundamental varia de um homem para outro.
Mais ainda, que a mão dessa direcção de vida tem sentidos contrários, conforme as pessoas.
Um professor universitário, entusiasmado com as suas pesquisas, não pode viver sem os seus livros e o seu estudo, chegando a sacrificar indevidamente a esse ideal científico até a saúde e a família.
Pelo contrário, um estudante vadio não consegue viver nem conviver com os livros e o estudo.
O contraste é ainda mais marcante se entramos a fundo nas questões em que se enraízam o sentido e o valor da vida.
Para um santo, um mundo sem Deus seria uma noite horrenda, a quintessência do inferno.
Para um agnóstico, Deus é perfeitamente dispensável, e todas as coisas estão niveladas pela mesma indiferença.

Se procurarmos meditar na vida, e conseguirmos lucidez suficiente para pensá-la em profundidade, perceberemos que todas as atitudes básicas, todas as orientações “de fundo”, todas as “mãos”, se reduzem, em último termo, a duas, que podem ser enunciadas em duas palavras: obter e edificar.

‘DÁ-ME A PARTE QUE ME CORRESPONDE’

É comum perguntar a uma criança:
– ‘O que é que você quer ser quando crescer?’
A resposta pode ir desde “engenheiro igual ao pai” até “bombeiro” ou “jogador da Seleção brasileira”.

Menos comum é perguntar:
– ‘O que é que você quer fazer quando for grande?’
Possivelmente, a resposta será: ‘Estudar, namorar, casar’...
Mas outras crianças ficarão desnorteadas perante uma pergunta dessas. Elas sabem bem qual é a imagem ideal de si mesmas em seus “sonhos”, mas custa-lhes considerar a vida como tarefa.

Ora, o que é totalmente incomum é perguntar:
– “O que é que você quer dar, o que você gostaria de dar quando for grande?’
E, no entanto, esta é a única pergunta que deveria fazer realmente sentido para um ser humano.

A atitude de muitos perante a vida é radicalmente egoísta.
O mundo é “para mim”, a vida é “para mim”.
Mesmo os amores são vistos como um meio de obter o benefício da realização pessoal.
É por isso que muitos pensam em marido ou mulher só enquanto “gostarmos”, ou seja, enquanto o egoísmo receber vantagens dessa união.
É só começarem, porém, os sacrifícios, que haverá despedida e partirão para outra.
E os filhos?
Às vezes, nem sequer se pensa neles, e se espera tanto para tê-los que – com perdão do leitor – a decisão de deixar descendência acaba por ser tomada depois da menopausa.

O egoísta, aquele que só quer usufruir da vida, que quer “realizar-se” colocando o seu “eu” como meta e centro do mundo, esse só sabe repetir as palavras que Cristo põe na boca do filho pródigo:
«Pai, dá-me a parte que me toca» [i].

(cont.)

FRANCISCO FAUS, [ii] A PACIÊNCIA, 2ª edição, QUADRANTE, São Paulo 1998

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] cf. Lc 15, 12
[ii] Francisco Faus é licenciado em Direito pela Universidade de Barcelona e Doutor em Direito Canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino de Roma. Ordenado sacerdote em 1955, reside em São Paulo, onde exerce uma intensa atividade de atenção espiritual entre estudantes universitários e profissionais. Autor de diversas obras literárias, algumas delas premiadas, já publicou na coleção Temas Cristãos, entre outros, os títulos O valor das dificuldades, O homem bom, Lágrimas de Cristo, lágrimas dos homens, Maria, a mãe de Jesus, A voz da consciência e A paz na família.

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