Tempo comum XV Semana
Evangelho:
Mt 10, 34 – 11,1
34 «Não
julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. 35
Porque vim separar “o filho do seu pai e a filha da sua mãe e a nora da sua
sogra. 36 E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares”.
37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e
quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. 38
Quem não toma a sua cruz e Me segue, não é digno de Mim. 39 Quem se
prende à sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por Meu amor, acha-la-á.
40 «Quem vos recebe, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele
que Me enviou. 41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta,
receberá a recompensa do profeta; quem recebe um justo na qualidade de justo,
receberá a recompensa de justo. 42 E todo aquele que der de beber um
simples copo de água fresca a um destes pequeninos, por ele ser Meu discípulo,
na verdade vos digo que não perderá a sua recompensa».
11 1
Tendo Jesus acabado de dar estas instruções aos Seus doze discípulos, partiu
dali para ir ensinar e pregar nas cidades deles.
Comentário:
Parecem
duras, num primeiro momento, estas palavras de Jesus e, obviamente, muito
difíceis de pôr em prática. Apressadamente poderíamos concluir que o Senhor
quer que o amor aos pais, aos filhos, seja relegado para um segundo ou terceiro
plano, depois do amor que devemos a Deus.
Não
é propriamente assim.
Cada
amor tem o seu lugar, o seu tempo, o seu “entendimento”.
Em
primeiríssimo lugar está o amor a Deus e, isto, por uma razão simples e lógica:
Amar o nosso Criador, o Senhor de todas as coisas.
Simultaneamente
amar os nossos pais, os nossos filhos, enfim, os nossos mais próximos. Com um
amor total e dedicado como deve ser. Mas um amor que não se sobrepõe ao
primeiro, coexistem sem confronto. Aliás, quem ama a Deus não pode deixar de
amar os seus – pais, irmãos, filhos etc. – porque são o seu próximo “mais
próximo” se se permite a expressão. «Vai
deixar a tua oferta sobre o altar e vai primeiro conciliar-te com o teu irmão…,»
diz o Senhor noutra passagem, indicando claramente que não é aceitável a Deus
qualquer manifestação de amor ou devoção existindo na alma uma reserva, mal
querer ou, até, indiferença, para com o nosso próximo.
Está,
portanto claro: amar a Deus sobre todas as coisas e sobre tudo, com todo o
coração e toda a alma e, depois, os outros como a nós mesmos.
(ama, comentário sobre Mt 10, 37-42, Junho 2008)
Leitura espiritual
São Josemaria Escrivá
Amigos
de Deus
113
Não sei se vos terão contado, na vossa
infância, a fábula daquele camponês a quem ofereceram um faisão dourado.
Após
o primeiro momento de alegria e de surpresa por tal oferta, o novo dono começou
a pensar onde poderia guardá-lo.
Ao
fim de várias horas, depois de muitas dúvidas e diversos planos, decidiu
metê-lo no galinheiro.
As
galinhas, admiradas com a beleza do recém-chegado, giravam à sua volta com o
assombro de quem descobre um semi-deus.
No
meio de tanto alvoroço, chegou a hora da comida e, mal o dono lançou os
primeiros punhados de farelo, o faisão, esfomeado pela espera, lançou-se com
avidez a tirar a barriga de misérias.
Ante
um espectáculo tão vulgar - aquele prodígio de formosura comia com o mesmo
apetite que o animal mais corrente - as desencantadas companheiras de capoeira
lançaram-se às bicadas contra o ídolo caído, até lhe arrancarem toda a
plumagem.
É
assim triste a derrocada do ególatra; tanto mais desastrosa, quanto mais ele se
elevou sobre as suas próprias forças, presunçosamente confiado na sua
capacidade pessoal.
Tirai consequências práticas para a vossa
vida diária, sentindo-vos depositários de alguns talentos - sobrenaturais e
humanos - que deveis aproveitar rectamente.
Afastai o ridículo engano de que algo vos
pertence, como se fosse fruto só do vosso esforço. Lembrai-vos de que há uma
parcela - Deus - de que ninguém pode prescindir.
114
Com esta perspectiva, convencei-vos de que,
se desejamos deveras seguir o Senhor de perto e prestar um serviço autêntico a
Deus e a toda a humanidade, temos de estar seriamente desprendidos de nós
próprios: dos dons da inteligência, da saúde, da honra, das ambições nobres,
dos triunfos, dos êxitos.
Refiro-me também - porque até aí deve
chegar a tua decisão - a esses afãs limpos com que procuramos exclusivamente
dar toda a glória a Deus e louvá-lo, ajustando a nossa vontade a esta norma clara
e precisa: Senhor, quero isto ou aquilo só se te agrada a Ti, porque se não, a
mim, que me interessa?
Assestamos
assim um golpe mortal no egoísmo e na vaidade que serpenteiam em todas as
consciências.
E
conseguimos também a verdadeira paz para as nossas almas com um desprendimento
que nos leva a possuir Deus, de forma cada vez mais íntima e mais intensa.
Para imitar Jesus, o coração tem de estar
inteiramente livre de apegos.
Se alguém quer vir após
mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua
vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, encontrá-la-á.
Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se depois perde a sua alma?
E
comenta S. Gregório: não nos bastaria
viver desprendidos das coisas, se não renunciássemos também a nós próprios.
Mas... onde iremos fora de
nós?
Quem é o que renuncia, se
a si mesmo se deixa?
Sabei que é diferente a nossa situação
enquanto caídos pelo pecado e enquanto formados por Deus.
Fomos
criados de uma forma e encontramo-nos noutra diferente por causa de nós mesmos.
Renunciemos
a nós próprios, naquilo em que nos convertemos pelo pecado e mantenhamo-nos
como fomos constituídos pela graça.
Assim, se o que foi soberbo, convertendo-se
a Cristo, se torna humilde, já renunciou a si mesmo; se um luxurioso se
converte a uma vida continente, também renunciou a si próprio naquilo que era
antes; se um avarento deixa de o ser e, em vez de se apoderar do alheio, começa
a ser generoso com o que lhe pertence, certamente se negou a si próprio.
115
Senhorio
do cristão
Corações generosos, com desprendimento
verdadeiro, pede o Senhor.
Consegui-lo-emos,
se soltarmos com valentia as amarras ou os fios subtis que nos prendem ao nosso
eu.
Não
vos escondo que esta determinação exige uma luta constante, uma sobreposição ao
entendimento e à vontade própria, em poucas palavras, uma renúncia mais árdua
que o abandono dos bens materiais mais desejados.
Esse desprendimento que o Mestre pregou e
que espera de todos os cristãos implica também necessariamente manifestações
externas. Jesus Cristo coepit facere et
docere: antes de anunciar a sua doutrina com a palavra, anunciou-a com as
obras.
Vemo-lo
nascer num estábulo, na carência mais absoluta, e dormir os seus primeiros
sonos na terra deitado sobre as palhas de uma manjedoura.
Depois,
durante os anos das suas andanças apostólicas, entre muitos outros exemplos,
recordamos a sua clara advertência a um dos que se ofereceram para o acompanhar
como discípulo: as raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho
do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E
não deixemos de contemplar aquela cena que o Evangelho recolhe, em que os
apóstolos, para matar a fome, num sábado, arrancam pelo caminho umas espigas de
trigo.
116
Pode-se dizer que Nosso Senhor, perante a
missão recebida do Pai, vive o dia-a-dia, tal como aconselhava num dos
ensinamentos mais sugestivos que saíram da sua boca divina: não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com
o que haveis de comer nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir,
pois a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário.
Reparai nos corvos: não
semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus sustenta-os.
Quanto mais valeis vós do
que as aves!...
Reparai nos lírios, como
crescem!
Não trabalham nem fiam.
Pois eu digo-vos: nem
Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como um deles.
Se Deus veste assim a erva
que hoje está no campo e amanhã é lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de
pouca fé?
Se vivêssemos mais confiados na Providência
divina, seguros - com fé firme - desta protecção diária que nunca nos falta,
quantas preocupações ou inquietações pouparíamos a nós próprios.
Desapareceriam
muitos desassossegos que, segundo palavras de Jesus, são próprios dos pagãos,
dos homens do mundo, das pessoas que carecem de sentido sobrenatural.
Quereria,
em confidência de amigo, de sacerdote, de pai, trazer-vos à memória em cada
circunstância, que nós, pela misericórdia de Deus, somos filhos desse Pai
Nosso, todo-poderoso, que está nos Céus e, ao mesmo tempo, na intimidade dos
nossos corações.
Quereria
gravar a fogo nas vossas mentes que temos todos os motivos para caminhar com
optimismo nesta terra, com a alma bem desprendida dessas coisas que parecem
imprescindíveis, pois bem sabe o vosso Pai que tendes necessidade delas.
E
Ele providenciará.
Crede
que só assim nos portaremos como senhores da Criação e evitaremos a triste
escravidão em que tantos caem, porque esquecem a sua condição de filhos de
Deus, preocupados com um amanhã ou um depois que talvez nem sequer cheguem a
ver.
117
Permiti que, mais uma vez, vos manifeste
uma pequena parte da minha experiência pessoal.
Abro-vos
a minha alma na presença de Deus, com a certeza mais absoluta de que não sou
modelo de nada, de que sou um farrapo, um pobre instrumento - surdo e inapto -
que o Senhor utilizou para que se comprove, com mais evidência, que Ele escreve
perfeitamente com a perna de uma mesa.
Portanto,
ao falar-vos de mim, não me passa pela cabeça, nem de longe, o pensamento de
que na minha actuação haja algum mérito meu; e muito menos pretendo impor-vos o
caminho por onde o Senhor me levou, até porque pode suceder muito bem que o
Mestre não vos peça o que tanto me ajudou a trabalhar sem impedimento nesta
Obra de Deus a que dediquei toda a minha existência.
Asseguro-vos - toquei-o com as minhas mãos,
contemplei-o com os meus olhos - que, se confiardes na divina Providência, se
vos abandonardes nos seus braços omnipotentes, nunca vos faltarão os meios para
servir a Deus, à Santa Igreja, às almas, sem descuidar nenhum dos vossos deveres.
E,
além disso, gozareis de uma alegria e de uma paz que mundus dare non potest, que a posse de todos os bens da terra não
pode dar.
Desde os começos do Opus Dei, em 1928, além
de que não contava com nenhum recurso humano, nunca utilizei pessoalmente um
cêntimo sequer.
Tão-pouco
intervim directamente nos assuntos económicos que logicamente surgem ao
realizar qualquer tarefa em que participam criaturas - homens de carne e osso,
e não anjos - que precisam de instrumentos materiais para desenvolver eficazmente
o seu trabalho apostólico.
O Opus Dei precisou e penso que precisará
sempre, até ao fim dos tempos, da colaboração generosa de muitos para sustentar
as obras apostólicas: por um lado, porque essas actividades nunca são
rentáveis; por outro, porque ainda que aumentem o número dos que cooperam e o
trabalho dos meus filhos, se há amor de Deus, o apostolado desenvolve-se e as
necessidades multiplicam-se.
Por
isso, em mais de uma ocasião, fiz rir os meus filhos, pois enquanto os
impulsionava com fortaleza a corresponderem fielmente à graça de Deus,
animava-os a dirigirem-se descaradamente ao Senhor, pedindo-lhe mais graça e o
dinheiro, de contado, que nos faltava.
Nos primeiros anos, faltava-nos até o mais
indispensável.
Atraídos
pelo fogo de Deus, vinham ter comigo operários, mecânicos, universitários...
que ignoravam o aperto e a indigência em que nos encontrávamos, porque no Opus
Dei, com o auxílio do Céu, sempre procurámos trabalhar de maneira que o
sacrifício e a oração fossem abundantes e escondidos.
Ao
rememorar agora aquela época, brota do coração uma acção de graças rendida.
Que
segurança havia nas nossas almas!
Sabíamos
que, procurando o reino de Deus e a sua justiça, o resto ser-nos-ia concedido
por acréscimo.
E
posso garantir-vos que não deixou de realizar-se nenhuma iniciativa apostólica
por falta de recursos materiais.
No momento preciso, de uma forma ou doutra,
o nosso Pai Deus com a sua Providência ordinária facilitava-nos o que era necessário,
para que víssemos que Ele é sempre bom pagador.
118
Se quereis actuar sempre como senhores de
vós próprios, aconselho-vos a pordes um empenho muito grande em estar desprendidos
de tudo, sem medo, sem temores nem receios.
Depois,
ao cuidar de cumprir as vossas obrigações pessoais, familiares..., empregai os
meios terrenos honestos com rectidão, pensando no serviço a Deus, à Igreja, aos
vossos, ao vosso trabalho profissional, ao vosso país, à humanidade inteira.
Reparai
que o importante não se concretiza na materialidade de possuir isto ou de
carecer daquilo, mas sim em nos conduzirmos de acordo com a verdade que a nossa
fé cristã nos ensina: os bens criados são apenas meios.
Portanto,
afastai a ilusão de considerá-los como algo definitivo: não acumuleis tesouros
na terra, onde a ferrugem e a traça os corroem e os ladrões os desenterram e
furtam.
Acumulai
tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os corroem e onde os ladrões
não os descobrem nem furtam.
Pois
onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Quando alguém centra a sua felicidade
exclusivamente nas coisas terrenas - fui testemunha de verdadeiras tragédias -
perverte o seu uso razoável e destrói a ordem sabiamente disposta pelo Criador.
O
coração fica então triste e insatisfeito; mete-se por caminhos de um eterno
descontentamento e acaba escravizado já na terra, vítima desses mesmos bens,
que talvez tenham sido conseguidos à custa de renúncias e esforços sem conta.
Mas,
sobretudo, recomendo-vos que não esqueçais que Deus não cabe, não habita num
coração enlameado por um amor desordenado, grosseiro, vão.
Ninguém
pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se
dedicará a um e desprezará o outro.
Não
podeis servir a Deus e às riquezas.
Prendamos,
pois, o coração no amor capaz de nos fazer felizes... Desejemos os tesouros do
céu.
119
Não te estou a induzir a um abandono no
cumprimento dos teus deveres ou na exigência dos teus direitos.
Pelo
contrário, para cada um de nós, habitualmente, uma retirada nessa frente
equivale a desertarmos cobardemente da luta para sermos santos, à qual Deus nos
chamou.
Por
isso, com segurança de consciência, hás-de pôr empenho - especialmente no teu
trabalho - para que nem a ti nem aos teus falte o conveniente para viver com dignidade
cristã.
Se
em algum momento, experimentares na tua carne o peso da indigência, não te
entristeças nem te revoltes; mas, insisto, procura empregar todos os recursos
nobres para superar essa situação, porque actuar de outra maneira seria tentar
a Deus.
E
enquanto lutas, lembra-te de que omnia in
bonum!, tudo - também a escassez, a pobreza - coopera para o bem dos que
amam o Senhor.
Habitua-te, desde já, a enfrentar com
alegria as pequenas limitações, as incomodidades, o frio, o calor, a privação
de algo que consideras imprescindível, o facto de não poderes descansar quando
e como queres, a fome, a solidão, a ingratidão, a incompreensão, a desonra...
120
Pai...
não os tires do mundo
Somos homens da rua, cristãos correntes,
metidos na corrente circulatória da sociedade e o Senhor quer-nos santos,
apostólicos, precisamente no nosso trabalho profissional, isto é,
santificando-nos nesse trabalho, santificando esse trabalho e ajudando os
outros a santificarem--se com esse trabalho.
Convencei-vos
de que Deus vos espera nesse ambiente, com solicitude de Pai, de Amigo.
Pensai
que com a vossa actividade profissional realizada com responsabilidade, além de
vos sustentardes economicamente, prestais um serviço directíssimo ao
desenvolvimento da sociedade, aliviais as cargas dos outros e ajudais a manter
muitas obras assistenciais - a nível local e universal - em prol dos indivíduos
e dos povos mais desfavorecidos.
(cont)
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