04/06/2015

Reflectindo - 81

Vocação


O que é a vocação, a minha vocação?

Como responder a tal pergunta que parece ter resposta simples?

Penso que antes de mais é correspondência a um apelo do Espírito Santo feito directamente à minha pessoa. 
Apelo claro sem tergiversações  nem passível de dúvida ou avaliação.

Porquê o Senhor me escolheu a mim? 

Não sei nem me cabe perguntar.

Ele chama quem quer e quando quer e convém ter claro que esta chamada é algo de tão  transcendente  superior que só por si revela uma iniludível preferência do Senhor como se quisesse de um modo que só Ele sabe como e para quê levar-nos a um estatuto especial diferenciado do comum dos homens
Chama todos à santidade, à perfeição e unidade de vida mas a alguns pede mais exige mais, não por serem especialmente aptos ou com virtudes extraordinárias mas porque na Sua sabedoria infinita presume encontrar aquela terra boa que dará os frutos necessários ao bem de todos.
A vocação surge assim como uma espécie de "aposta" do Senhor nessa pessoa concreta para que leve a cabo uma missão específica e muito concreta: colaborar com Ele na salvação da humanidade, tornar real o Reino de Deus em todos os homens.

Já se vê a grandiosidade da tarefa a que a vocação corresponde e se bem que por nós não tenhamos capacidade para dar uma resposta capaz e totalmente satisfatória não podemos deixar de tentar. É isto mesmo que o Senhor espera de nós: que tentemos, verdadeiramente e com fortaleza e perseverança levar por diante o que nos pede.


(ama, reflexões, 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.