21/03/2015

Tratado do verbo encarnado 140

Questão 23: Se a adopção convém a Cristo

Art. 2 — Se adoptar convém a toda a Trindade.

O segundo discute-se assim. — Parece que adoptar não convém a toda a Trindade.

1. — Pois, a adopção divina é assim chamada por semelhança com as coisas humanas Ora, na ordem humana, só podem adoptar os que podem gerar filhos; o que, em Deus, só cabe ao Pai. Logo, na ordem divina só o Pai pode adoptar.

2. Demais. — Os homens, pela adopção, tornam-se irmãos de Cristo, segundo o Apóstolo: Para que ele seja o primogénito de muitos irmãos. Ora, os filhos do mesmo pai chamam-se irmãos, donde o dizer o Senhor: Vou para meu Pai e vosso Pai. Logo, só o Pai de Cristo tem filhos adoptivos.

3. Demais. — O Apóstolo diz: Enviou Deus a seu Filho, para que recebêssemos a adopção de filhos. E porque vós sois filhos, mandou Deus aos vossos corações o Espírito de seu Filho que clama nos vossos corações Pai. Logo, é próprio adoptar àquele a que o é ter o Filho e o Espírito Santo. Ora, isto só é próprio à pessoa do Pai. Logo, adoptar só convém à pessoa do Pai.

Mas, em contrário. — É próprio adoptar-nos como filhos àquele a quem podemos denominar pai. Donde o dizer, o Apóstolo: Recebeste a adopção de filhos, no qual clamamos — Pai. Ora, quando dizemos a Deus — Pai nosso, referimo-nos a toda a Trindade, como a ele lhe pertencem os outros nomes que lhe aplicamos relativamente à criatura, como demonstramos na Primeira Parte. Logo, adoptar convém a toda a Trindade.

A diferença entre o Filho adoptivo e o Filho natural de Deus está em que o Filho natural de Deus é gerado e não, feito; ao passo que o filho adoptivo é feito, segundo o Evangelho: Deu-lhes ele o poder de se fazerem filhos de Deus. Mas às vezes dizemos que o filho adoptivo é gerado, por ter recebido uma nova geração espiritual. que é gratuita e não, natural; donde o dizer a Escritura: De pura vontade sua é que ele nos gerou. Embora, pois, gerar em Deus, seja próprio da pessoa do Pai, contudo produzir qualquer efeito nas criatura é comum a toda a Trindade por causa da unidade de natureza: porque onde há uma natureza é necessário haver uma virtude e uma operação. Donde o dizer o Senhor: Tudo o que fizer o Pai o faz também semelhantemente o Filho. Donde, adoptar os homens como filhos de Deus convém a toda a Trindade.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Todas as pessoas humanas não são numericamente da mesma natureza, para que tenham todas a mesma operação e um mesmo efeito, como acontece com Deus. E por isso, aí não há fundamento para semelhança, em ambos os casos.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Nós por adopção nos tornamos irmãos de Cristo, quase tendo o mesmo Pai que ele. O qual, contudo, de um modo, é Pai de Cristo e, de outro nosso Pai. Por isso assinaladamente diz o Evangelho, em separado – Meu Pai, e em separado, Vosso Pai. Pois, é Pai de Cristo, naturalmente, pela geração, o que lhe é próprio a ele; mas é nosso Pai, por agir voluntariamente, o que lhe é comum a ele, ao Filho e ao Espírito Santo. Por isso não é filho de toda a Trindade, como nós.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Como dissemos, a filiação adoptiva é uma certa semelhança da filiação eterna; assim como tudo o que foi feito no tempo é de certo modo semelhança das coisas existentes abeterno. Ora, o homem é assimilado ao esplendor do eterno Filho pela claridade da graça, atribuída ao Espírito Santo. Donde, a adopção, embora comum a toda a Trindade, é contudo apropriada ao Pai como autor, ao Filho como exemplar, ao Espírito Santo como o que imprime em nós a semelhança desse exemplar.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.


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