Evangelho: Mc 8 14-21
14 Ora os discípulos esqueceram-se de levar pães; e
não tinham consigo na barca mais do que um.15 Jesus advertia-os
dizendo: «Evitai com cuidado o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes». 16
E eles comentavam entre si: «É que não temos pão». 17 Conhecendo
isto, Jesus disse-lhes: «Porque estais a discutir que não tendes pão? Ainda não
reflectistes nem entendestes? Ainda tendes a vossa inteligência obscurecida? 18
Tendes olhos e não vedes, e tendes ouvidos e não ouvis? Já não vos lembrais? 19
Quando parti os cinco pães para cinco mil homens, quantos cestos cheios de
pedaços recolhestes?». Eles responderam: «Doze». 20 «E quando parti
sete pães para quatro mil, quantos cestos de pedaços recolhestes?». Responderam:
«Sete». 21 E dizia-lhes: «Como é que ainda não entendeis?».
Comentário:
É recorrente a admoestação/aviso de Jesus Cristo: ouvir, ver, entender.
Ouvir sem preconceitos nem Espírito crítico;
Ver com os olhos da alma;
Entender com lisura e clareza.
Aqui se aplica o Dom do Espírito Santo: Entendimento!
Não somos, qualquer de nós, nem melhores nem piores que os discípulos que
Jesus admoesta, portanto, peçamos ao Espírito Santo esse Dom sem o qual não
conseguiremos nem ouvir nem ver e, muito menos, entender.
(ama, comentário sobre Mc 8, 14-21, 2014.02.18)
Leitura espiritual
Santíssima Virgem
Vida
de Maria (V)
O
diálogo mais importante da história teve lugar no interior de uma casa pobre de
Nazaré. Os seus protagonistas são o próprio Deus, que se serve do ministério de
um Arcanjo e uma Virgem chamada Maria, da casa de David, desposada com um
artesão de nome José.
Muito
provavelmente Maria encontrava-se recolhida em oração, talvez meditando alguma
passagem da Sagrada Escritura referente à salvação prometida pelo Senhor. É
assim que a mostra a arte cristã, que se inspirou nessa cena para compor as
melhores representações da Virgem. Ou talvez estivesse ocupada nos trabalhos da
casa e, nesse caso, também se encontraria absorvida em oração: tudo n’Ela era
ocasião e motivo para manter um diálogo constante com Deus.
—
Salve, ó cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc 1, 28).
Ao
ouvir estas palavras, Maria perturbou-se e discorria pensativa que saudação
seria esta (Lc 1, 29). Fica confusa, não tanto pela aparição do anjo, mas pelas
suas palavras. Sobressaltada, questiona-se sobre o motivo de tais louvores.
Perturba-se porque, na sua humildade, sente-se pouca coisa. Boa conhecedora da
Escritura, dá-se imediatamente conta de que o mensageiro celestial lhe está a
transmitir uma mensagem inaudita. Quem é Ela para merecer esses elogios? O que
é que fez na sua breve existência? Certamente deseja servir a Deus com todo o
seu coração e com toda a sua alma; mas vê-se muito longe daquelas façanhas que
valeram louvores a Débora, a Judite, a Ester, mulheres muito exaltadas na
Bíblia. No entanto, compreende que a embaixada divina é para Ela. Ave, gratia
plena!
"NÃO
HÁ NA SUA RESPOSTA A MÍNIMA SOMBRA DE DÚVIDA OU DE INCREDULIDADE; SIM, DESDE A
SUA MAIS TENRA INFÂNCIA, SÓ ANSIAVA POR CUMPRIR A VONTADE DIVINA!"
Neste
primeiro momento, Gabriel dirige-se a Maria dando-lhe um nome — a cheia de
graça — que explica a profunda perturbação de Nossa Senhora. São Lucas utiliza
um verbo que, em língua grega, indica que a Virgem de Nazaré estava completamente
transformada, santificada pela graça de Deus. Como posteriormente definiria a
Igreja, isto tinha ocorrido no primeiro momento da sua concepção, em
consideração da missão que havia de cumprir: ser Mãe de Deus na Sua natureza
humana, permanecendo ao mesmo tempo Virgem.
O
Arcanjo apercebe-se do sobressalto da Senhora e, para a tranquilizar, dirige-se
a Ela chamando-a — agora sim — pelo seu próprio nome e explicando-lhe as razões
dessa saudação excepcional.
—
Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu
ventre e darás à luz um filho, a Quem porás o nome de Jesus. Será grande e será
chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Seu pai David;
reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim (Lc 1,
30-33).
"NÃO
SE LIMITA A UM GENÉRICO DAR LICENÇA, MAS PRONUNCIA UM SIM — FIAT! — NO QUAL
ENVOLVE TODA A SUA ALMA E TODO O SEU CORAÇÃO".
Maria,
que conhece bem as profecias messiânicas e as meditou muitas vezes, compreende
que será a Mãe do Messias. Não há na sua resposta a mínima sombra de dúvida ou
de incredulidade; sim, desde a sua mais tenra infância, só ansiava por cumprir
a Vontade divina! Mas deseja saber como se realizará esse prodígio, pois,
inspirada pelo Espírito Santo, tinha decidido entregar-se a Deus em virgindade
de coração, de corpo e de mente.
São
Gabriel comunica-lhe então o modo diviníssimo em que maternidade e virgindade
se conciliarão no seu seio.
—
O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a Sua
sombra; por isso mesmo o Santo que há-de nascer de ti será chamado Filho de
Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e
este é o sexto mês da que se dizia estéril, porque a Deus nada é impossível (Lc
1, 35-37):
O
anjo cala-se. Um grande silêncio se apodera do céu e da terra, enquanto Maria
medita no seu coração a resposta que vai dar ao mensageiro divino. Tudo depende
dos lábios desta Virgem: a Encarnação do Filho de Deus, a salvação da
humanidade inteira.
Maria
não demora. E, ao responder ao convite do Céu, fá-lo com toda a energia da sua
vontade. Não se limita a um genérico dar licença, mas pronuncia um sim — fiat!
— no qual envolve toda a sua alma e todo o seu coração, aderindo plenamente à
Vontade de Deus: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua
palavra (Lc 1, 38).
E
o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14). Ao contemplar uma vez mais
este mistério da humildade de Deus e a humildade da criatura, irrompemos numa
exclamação de gratidão que gostaríamos que não terminasse nunca: «Ó Mãe, Mãe!
com essa tua palavra — "fiat" — tornaste-nos irmãos de Deus e
herdeiros da Sua glória. — Bendita sejas!» (Caminho, n. 512).
J.A.
Loarte
***
A Anunciação é o momento
em que Nossa Senhora conhece com clareza a vocação a que Deus a tinha destinado
desde sempre. Quando o Arcanjo a tranquiliza e lhe diz «não temas, Maria», está
a ajudá-la a superar esse temor inicial que, ordinariamente, se apresenta em
toda a vocação divina. O facto de que isto tenha acontecido à Santíssima Virgem
indica-nos que não há nisso nem sequer imperfeição: é uma reacção natural
diante da grandeza do sobrenatural.
Imperfeição seria não o
superar, ou não nos deixarmos aconselhar por aqueles que, como São Gabriel e
Nossa Senhora podem ajudar-nos. [i]
«Salve!»:
Literalmente o texto grego diz: alegra-te!
É claro que se trata de uma alegria totalmente singular pela notícia que Lhe
vai comunicar a seguir. «Cheia de graça»: O Arcanjo manifesta a dignidade e a
honra de Maria com esta saudação desusada. Os Padres e Doutores da Igreja
«ensinaram que com esta singular e solene saudação, jamais ouvida, se
manifestava que a Mãe de Deus era assento de todas as graças divinas e que
estava adornada de todos os carismas do Espírito Santo», pelo que «jamais
esteve sujeita a maldição», isto é, esteve imune de todo o pecado. Estas
palavras do arcanjo constituem um dos textos em que se revela o dogma da
Imaculada Conceição de Maria (cfr Ineffabilis
Deus; Credo do Povo de Deus, n. O 14), «0 Senhor está contigo»: Estas
palavras não têm um mero sentido deprecatório (o Senhor esteja contigo), mas
afirmativo (o Senhor está contigo), e em relação muito estreita com a
Encarnação. Santo Agostinho glosa a frase «o Senhor está contigo» pondo na boca
do arcanjo estas palavras: «Mais que comigo, Ele está no teu coração, forma-Se
no teu ventre, enche a tua alma, está no teu seio»> (Sermo de Nativitate Domini, 4).
Alguns importantes
manuscritos gregos e versões antigas acrescentam no fim: «Bendita tu entre as
mulheres»: Deus exaltá-La-ia assim sobre todas as mulheres. Mais excelente que
Sara, Ana, Débora, Raquel, Judite, etc., pelo facto de que só Ela tem a suprema
dignidade de ter sido escolhida para ser Mãe de Deus. [ii]
A Anunciação a Maria e a Encarnação do Verbo é o facto
mais maravilhoso, o mistério mais entranhável das relações de Deus com os
homens e o acontecimento mais transcendente da História da humanidade. Que
Deus Se faça Homem e para sempre! Até onde chegou a bondade, a misericórdia e o
amor de Deus por nós, por todos nós! E, não obstante, no dia em que a Segunda
Pessoa da Santíssima Trindade assumiu a débil natureza humana das entranhas
puríssimas de Maria Santíssima, nada extraordinário acontecia, aparentemente,
sobre a face da terra.
Com grande simplicidade
narra São Lucas o magno acontecimento. Com quanta atenção, reverência e amor
temos de ler estas palavras do Evangelho, rezar piedosa mente o Angelus cada dia, seguindo a
divulgada devoção cristã, e contemplar o primeiro
mistério gozoso do santo Rosário. [iii]
Virgo fidelis,
Virgem fiel. Que significa esta
fidelidade de Maria? Quais são as dimensões da fidelidade? A primeira dimensão
chama-se busca. Maria foi fiel, antes de mais, quando com amor se pôs a buscar
o sentido profundo do desígnio de Deus n'Ela e para o mundo. Quomodo fiet? Como acontecerá
isto?, perguntava Ela ao anjo da Anunciação
(...). Não haverá fidelidade se não houver na raiz esta ardente, paciente e
generosa busca (...).
«A segunda dimensão da fidelidade chama-se acolhimento,
aceitação. O Quomodo fiet transforma-se,
nos lábios de Maria, em um fiat. Que
se faça, estou pronta, aceito: este é o momento crucial da fidelidade, momento
em que o homem percebe que jamais compreenderá totalmente o como: que há no desígnio
de Deus mais zonas de mistério que de evidência; que, por mais que faça, jamais
conseguirá captar tudo (...).
Coerência é a terceira dimensão da fidelidade. Viver de
acordo com o que se crê. Ajustar a própria vida ao objecto da própria adesão.
Aceitar incompreensões, perseguições antes que permitir rupturas entre o que se
vive e o que se crê: esta é a coerência (...)
Mas toda a fidelidade deve
passar pela prova mais exigente: a da duração. Por isso a quarta dimensão da
fidelidade é a constância. É fácil de ser coerente por um dia uns dias. Difícil
e importante é ser coerente toda a vida. É fácil ser coerente na hora da
exaltação, difícil sê-lo na hora da tribulação. E só pode chamar-se fidelidade a
uma coerência que dura ao longo de toda a vida. O fiat de Maria na Anunciação
encontra a sua plenitude no fiat silencioso que repete aos pés da cruz.[iv]
***
Salve, ó cheia de graça !
[vi]
Foi com estas palavras
que, Gabriel, o Anjo do Senhor se dirigiu a ti, Maria de Nazaré.
Tão longe estarias tu
deste acontecimento.
Decerto que, desde
pequenina, a oração constante, a simplicidade nos pensamentos e nos actos, sem
a mais leve mancha de malícia ou impudor, deverias sentir Deus muito próximo,
ao alcance da tua voz.
Certamente que sim, pois
acreditavas firmemente que Ele te ouvia sempre e em cada momento.
Mas a tua modéstia, a tua
simplicidade, a tua total e humilde submissão a teu Senhor, ao teu Deus, não
permitiriam nunca que essa possibilidade te ocorresse sequer.
O Senhor Todo Poderoso, o
Criador do Céu e da Terra e de tudo quanto existe, enviar a Nazaré, à tua casa
humilde e simples, um Anjo Seu, para te saudar! Que coisa mais extraordinária.
Sabias que Deus não era um
ser longínquo e distante, inacessível aos homens. Constantemente tinha
intervindo junto do povo eleito para comunicar a Sua Vontade, os Seus desígnios.
Mas, os Seus
interlocutores tinham sido sempre grandes personagens da História Humana:
Abraão, Moisés, David, os Profetas.
E tu, pobre e humilde menina
recebias do Senhor uma graça semelhante!?
Logo no início o salve do Mensageiro te perturba. Salve, isto é, alegra-te.
Mas, mais: Oh! cheia de graça!
Que saudação estranha e
desusada que manifesta uma dignidade e honra que julgas não merecer.
Alegra-te
Filha... de Jerusalém... o Senhor está no meio de ti.[vii]
Estes altíssimos louvores
ferem o teu espírito humilde e, por isso a
estas palavras, ela perturbou-se e ficou a pensar que saudação seria aquela.
[viii]
Mas, Gabriel, é um Anjo do
Senhor, e apercebe-se a tua confusão, talvez, o teu natural temor. E sossega-te:
Não
tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber e dar à luz um filho, ao
qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo;
dar-Lhe-á o Senhor Deus o trono de Seu pai David, reinará eternamente na casa
de Jacob e o seu reinado não terá fim. [ix]
Conhecias bem pelas
Escrituras que lias e meditavas, o que significava esta saudação e portanto,
quando Gabriel evoca estas prerrogativas, entendeste claramente que te era
anunciado que irias ser a Mãe do Messias Salvador.
Mas há ainda no teu
espirito esclarecido, não obstante a tua juventude, uma dúvida séria: Como
poderias tu, virgem humilde, teres sido escolhida para Mãe de Jesus Salvador
pelo próprio Deus a quem tinhas dedicado a tua virgindade?!
E, não obstante a tua
humildade de jovem simples não deixas de interrogar:
Como
será isso, se eu não conheço homem?! [x]
Ah!... mas o Anjo
tranquiliza-te: Virá sobre ti o Espírito
Santo, e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. [xi]
Esta resposta corresponde
também ao que nas Escrituras se revelava sobre o aparecimento do Messias.
Eis
que uma virgem conceberá e dará à luz um filho a quem será dado o nome de
Emanuel, que quer dizer Deus connosco. [xii]
Não tinhas mais dúvidas
por isso nada mais perguntaste. Não quiseste saber como, quando, porquê.
Nada, nada absolutamente
te interessava averiguar porque:
Heis
aqui a escrava do Senhor: seja-me feito segundo a tua palavra! [xiii]
Assim, tal qual, tu,
Senhora, a quem acabava de anunciado seres eleita por Deus a maior, a mais
sublime de entre as mulheres da Terra, assim, com esta simplicidade que fere
pela sua inteira singeleza, assim, tu defines um coração puro, uma alma de
Deus, uma total entrega ao Senhor.[xiv]
Oh!
Mãe, Mãe! com essa tua palavra - «fiat» - tornaste-nos irmãos de Deus e herdeiros
da Sua glória. - Bendita sejas! [xv]
Em
Maria, nada existe da atitude das virgens néscias, que obedecem, sim, mas como
insensatas. Nossa Senhora ouve com atenção o que Deus quer, pondera aquilo que
não entende, pergunta o que não sabe. Imediatamente a seguir, entrega-se sem
reservas ao cumprimento da Vontade divina: heis aqui a escrava do Senhor,
faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Vedes esta maravilha? [xvi]
Uma
vez conhecido o desígnio divino, Nossa Senhora entrega-se à Vontade de Deus com
obediência pronta e sem reservas.
Dá-se
conta da desproporção entre o que vai ser - Mãe de Deus - e o que é - uma
mulher -. Não obstante, Deus o quer e nada é impossível para Ele, e por isto
ninguém é capaz de por dificuldades ao desígnio divino. Daí que, juntando-se em
Maria a humildade e a obediência, pronunciará o sim ao chamamento de Deus com
essa resposta perfeita: «Heis a escrava do Senhor, seja-me feito segundo a Tua
palavra». [xvii]
Por isso Deus te escolheu.
A Mãe do Salvador, do Deus
feito homem, perfeito homem, que haveria de morrer na Cruz para salvar todos os
homens, num sacrifício cruento, completo, total, não poderia senão expressar a
aceitação pronta e total da Vontade Divina.
Faça-se a Tua Vontade de
uma forma total e completa.
Não para meu bem, não para
minha glória, não para beneficio de quem quer que seja, não... só e unicamente
porque é a Tua Vontade Senhor; o resto não me interessa...
E, no entanto esta jovem
era já a Mãe do Salvador, escolhida desde o principio dos tempos.
Poderei eu, algum dia,
alguma vez, do fundo do coração, manifestar tal sentimento?
Decerto que não.
Quantas vezes que me
proponho a aceitar a Vontade de Deus, mas reservando no meu no meu íntimo, que
ela esteja de acordo com a minha vontade. Que se satisfaçam os meus desejos,
que obtenha o que quero que o Senhor, actue assim, como uma espécie de Deus
privado, ao meu serviço.
Heis
aqui a escrava do Senhor: seja-me feito
segundo a tua palavra! [xviii]
Ah! Senhora minha, que
maravilha a tua resposta, que espantosa a tua entrega.
Ajuda-me, querida Mãe, a
dizer a cada momento sim ao Senhor.
Instila no meu coração de
filho, porque és minha Mãe, esses sentimentos puros e humildes, esse
desprendimento das coisas, essa disponibilidade permanente para ouvir e,
ouvindo, dizer que sim aos desejos do Senhor.
Desejo tanto ser honesto
comigo mesmo para poder ser honesto para com os outros e para com Deus. Não me
mentir, não me enganar, não me esconder atrás de falsas coisas, defeitos ou virtudes,
para me esquivar constantemente ao que me é pedido.
E a Tua Vontade, o Teu
mandato, claríssimo é que eu seja santo [xix]
Não um dia, não qualquer
dia, agora - nunc coepi - pois pode ser
que o amanhã me falte. [xx]
"Ave Cheia de Graça, o Senhor está contigo". [xxi]
Assim te falou o Anjo do
Senhor.
Ave minha Mãe Santíssima.
Ave, minha querida Mãe que estás no Céu, digo-te
eu, com a esperança, que é certeza, que
me ouves e atenderás as minhas suplicas.
Como tu, também eu quero dizer “fiat”, faça-se, cumpra-se a justíssima e
amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. [xxii]
Monstra
te esse mater [xxiii],
mostra que és mãe , ajuda-me e guia-me todos os dias da minha vida para que eu
seja um bom filho.
[i]
Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra,
comentário a Lc 1, 30
[ii]
Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra,
comentário a Lc 1, 28
[iii]
Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra,
comentário a Lc 1, 26-38
[iv] João Paulo II, Homilia na Missa na Catedral
México, 26.01.1979
[v]
AMA, sobre a Anunciação, 2000
[vi] Lc 1, 28
[vii] So 3, 14. 17a
[viii] Lc 1, 29
[ix] Lc 1, 30,33
[x] Lc 1, 34
[xi] Lc 1, 35
[xii] Is
7, 14.
[xiii] Lc
1, 38
[xiv] Na
antiguidade, quando está plenamente vigente a escravatura, é onde se deve
avaliar a força e o sentido desta expressão de Maria. O escravo não tinha outra
vontade nem outro querer que o do seu amo. Vive para o seu dono e está de modo
permanente ao seu serviço, sem horas fixas de dedicação e sem condições. Assim
a Virgem, assim cada cristão que queira seguir Cristo. (Francisco Fernandez
Carvajal, Vida de Jesus, Barbosa & Xavier, Lda - Artes Gráficas, pg. 45)
[xv] S.
Josemaría Escrivá, Caminho, nr 512
[xvi] S.
Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, nr 173
[xvii]
Bíblia Sagrada, anotada pela Fac. de Teologia da Univ. de Navarra, Comentário
Lc 1,38
[xviii] Lc 1, 38
[xix]
Pois n'Ele elegeu-nos antes da criação do mundo para que fôssemos santos Ef 1,
4-6
[xx]
cfr. Beato Josemaría, Caminho, nrs 251 a 254
[xxi] Lc
1, 28
[xxii]
cfr. S. Josemaría Escrivá, Forja 769
[xxiii]
cfr. Paulo VI, Discurso em Fátima, 13.05.19
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