Art.
8 — Se união e assunção se identificam.
O oitavo discute-se assim. — Parece
que união e assunção se identificam.
1. — Pois, as relações, como os
movimentos, especificam-se pelo termo. Ora, os termos da assunção e da união
são idênticos, isto é, são a divina hipóstase. Logo, parece que não diferem a
união e a assunção.
2. Demais. — Parece que no mistério da
Encarnação se identificam o que une e o que assume, o unido e o assumido. Ora,
a união e a assunção resulta da acção e da paixão do que une e do unido, do que
assume e do assumido. Logo, parece se identificarem a união e a assunção.
3. Demais. — Damasceno diz: Uma coisa
é a união e outra, a encarnação, Pois, a união significa só a conjunção, mas
não indica com o que é feita esta. Mas, a encarnação e a humanidade determinam
com o que se faz a conjunção. Ora, semelhantemente, a assunção não determina
com o que se faz a conjunção. Logo, parecem idênticos a união e a assunção.
Mas, em contrário, dizemos que a
natureza divina foi unida e não, assumida.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— A união e a assunção não se relacionam do mesmo modo com o termo, mas
diversamente, como dissemos.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O que une e o
que assume não são absolutamente o mesmo. Assim, toda pessoa que assume, une,
mas não inversamente. Pois, a pessoa do Pai uniu a natureza humana ao Filho,
mas não a si, por isso dizemos que une, mas não que assume. E semelhantemente,
não se identifica o unido com o assumido, assim, dizemos que a natureza divina
é unida, mas não, assumida.
RESPOSTA À TERCEIRA. — A assunção
determina com o que foi feita a conjunção por parte de quem assumiu, pois,
assunção em latim (assumptio) significa quase ad se sumptio, mas a encarnação e
a humanidade determinam relativamente ao assumido, que é a carne ou a natureza
humana. Por onde, a assunção difere, logicamente, da união e da encarnação ou
humanidade,
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.