Art.
4 — Se a pessoa de Cristo é composta.
O quarto discute-se assim. — Parece
que a pessoa de Cristo não é composta.
1. — Pois a pessoa de Cristo não
difere da pessoa ou hipóstase do Verbo, como se demonstrou. Ora, no Verbo não é
uma coisa a pessoa e outra, a natureza, como resulta do que foi dito na
Primeira Parte. Sendo, pois, a natureza do Verbo simples, segundo se demonstrou
na Primeira Parte, é impossível que a pessoa de Cristo seja composta.
2. Demais. — Toda composição se compõe
de partes. Ora, a natureza divina não pode incluir a noção de parte, porque
toda parte é, por natureza, imperfeita. Logo, é impossível a pessoa de Cristo
ser composta de duas naturezas.
3. Demais. — O que é composto de
partes há-de ser homogéneo com elas, assim de corpos não há-de compor-se senão
o corpo. Se, pois, há em Cristo uma composição de duas naturezas, essa não
será, por consequência, pessoa, mas, natureza. E assim, a união em Cristo
ter-se-á sido feita em a natureza. O que é contra o dito antes.
Mas, em contrário, diz Damasceno: Em
Nosso Senhor Jesus Cristo conhecemos duas naturezas mas, uma só hipóstase,
composta de ambas.
A pessoa ou a hipóstase de
Cristo pode ser considerada a dupla luz. — Primeiro, quanto ao que
essencialmente é. E então, é absolutamente simples, como o é a natureza do
Verbo. — De outro modo, segundo a essência da pessoa ou da hipóstase, à qual é
próprio subsistir em alguma natureza. E, então, a pessoa de Cristo subsiste em
duas naturezas. Por onde embora seja um só ser subsistente tem contudo vários
fundamentos o seu subsistir. E assim, a pessoa é chamada composta, enquanto
subsiste em duas coisas distintas·
Donde se deduz clara a RESPOSTA À PRIMEIRA
OBJECÇÃO.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Essa composição
da pessoa, de naturezas, não se diz que é em razão de partes, mas antes, em
razão de número, como tudo aquilo, em que duas coisas convêm, pode ser considerado
composto delas.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Nem em toda a composição
se verifica que o composto é homogéneo com os componentes, mas só quando se
trata de partes do contínuo, pois, o contínuo não se compõe senão de contínuos.
Mas, o animal compõe-se de alma e de corpo, não sendo nenhum deles o animal.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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