Evangelho:
Mt 11, 25-30
25
Então Jesus, falando novamente, disse: «Eu Te louvo ó Pai, Senhor do céu e da
terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste
aos pequeninos. 26 Assim é, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado. 27
«Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai; e ninguém conhece o Filho
senão o Pai; nem ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o
quiser revelar. 28 O «Vinde a Mim todos os que estais fatigados e
oprimidos, e Eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o Meu jugo, e
aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para
as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo leve».
Comentário:
Quando tudo parece
perdido e não se encontra remédio ou solução para o que nos aflige e condiciona
a nossa vida lembremo-nos destas palavras de Jesus Cristo.
Ele é o
refúgio certo e sempre disponível e, como Ele próprio afirma, «encontraremos
descanso para as nossas almas».
Não temos que
fazer qualquer esforço em procura-lo; Ele está sempre ali, no sacrário à nossa
espera.
(ama,
comentário sobre Mt 11, 25-30 2013.11.02)
Leitura espiritual
Documentos do Magistério
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
DECLARAÇÃO
"DOMINUS IESUS"
SOBRE A UNICIDADE E A UNIVERSALIDADE
SALVÍFICA DE JESUS CRISTO E DA IGREJA
…/2
8. Existe também quem
avance a hipótese do valor inspirado dos textos sagrados de outras religiões.
Certamente deve admitir-se que alguns elementos presentes neles são de facto
instrumentos, através dos quais, multidões de pessoas puderam, através dos
séculos, e podem ainda hoje alimentar e manter a sua relação religiosa com
Deus. Por isso, o Concílio Vaticano II, referindo-se aos modos de agir, aos
preceitos e doutrinas das outras religiões, afirma — como cima se recordou —
que, «embora em muitos pontos estejam em discordância com aquilo que [a Igreja]
afirma e ensina, muitas vezes reflectem um raio daquela Verdade, que ilumina
todos os homens».23
A tradição da Igreja,
porém, reserva o qualificativo de textos inspirados aos livros canónicos do
Antigo e Novo Testamento, enquanto inspirados pelo Espírito Santo.24
Fiel a esta tradição, a Constituição dogmática sobre a divina Revelação do
Concílio Vaticano II ensina: «Com efeito, a Santa Mãe Igreja, por fé
apostólica, tem como sagrados e canónicos os livros inteiros do Antigo e do
Novo Testamento com todas as suas partes, porque escritos por inspiração do
Espírito Santo (cf. Jo 20,31; 2 Tim 3,16; 2 Pedro 1,19-21; 3,15-16), têm Deus
por autor e, como tais, foram confiados à própria Igreja».25 Tais
livros «ensinam com firmeza, com fidelidade e sem erro, a verdade que Deus, por
causa da nossa salvação, quis consignar nas Sagradas Letras».26
Embora querendo congregar
em Cristo todas as gentes e comunicar-lhes a plenitude da sua revelação e do
seu amor, Deus não deixa de Se tornar presente sob variadas formas «quer aos
indivíduos, quer aos povos, através das suas riquezas espirituais, das quais a
principal e essencial expressão são as religiões, mesmo se contêm “lacunas,
insuficiências e erros”».27 Portanto, os livros sagrados das outras
religiões, que sem dúvida alimentam e orientam a existência dos seus sequazes,
recebem do mistério de Cristo os elementos de bondade e de graça neles
presentes.
II.
O LOGOS ENCARNADO E O ESPÍRITO SANTO NA OBRA DA SALVAÇÃO
9. Na reflexão teológica
contemporânea é frequente fazer-se uma aproximação de Jesus de Nazaré,
considerando-o uma figura histórica especial, finita e reveladora do divino de
modo não exclusivo, mas complementar a outras presenças reveladoras e
salvíficas. O Infinito, o Absoluto, o Mistério último de Deus manifestar-se-ia
assim à humanidade de muitas formas e em muitas figuras históricas: Jesus de
Nazaré seria uma delas. Mais concretamente, seria para alguns um dos tantos
vultos que o Logos teria assumido no decorrer dos tempos para comunicar em
termos de salvação com a humanidade.
Além disso, para
justificar, de um lado, a universalidade da salvação cristã e, do outro, o
facto do pluralismo religioso, há quem proponha uma economia do Verbo eterno,
válida também fora da Igreja e sem relação com ela, e uma economia do Verbo
Encarnado. A primeira teria um plus-valor de universalidade em relação à
segunda, que seria limitada aos cristãos, se bem que com uma presença de Deus
mais plena.
10. Semelhantes teses
estão em profundo contraste com a fé cristã. Deve, de facto, crer-se firmemente
na doutrina de fé que proclama que Jesus de Nazaré, filho de Maria, e só ele, é
o Filho e o Verbo do Pai. O Verbo, que «estava no princípio junto de Deus» (Jo
1,2), é o mesmo «que Se fez carne» (Jo 1,14). Em Jesus «o Cristo, o Filho do
Deus vivo» (Mt 16,16) «habita corporalmente toda a plenitude da divindade» (Col
2,9). Ele é «o Filho unigénito, que está no seio do Pai» (Jo 1,18), o seu
«Filho muito amado, no qual temos a redenção [...]. Aprouve a Deus que n'Ele
residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as
coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na
terra e nos céus» (Col 1,13-14.19-20).
Fiel à Sagrada Escritura e
refutando interpretações erróneas e redutivas, o primeiro Concílio de Niceia
definiu solenemente a própria fé em «Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado
unigénito do Pai, ou seja, da substância do Pai; Deus de Deus, luz da luz, Deus
verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai, por
meio do qual foram criadas todas as coisas do céu e da terra. Por nós homens e
pela nossa salvação, desceu do céu, encarnou e Se fez homem, sofreu e
ressuscitou ao terceiro dia, voltou a subir ao céu, donde virá para julgar os
vivos e os mortos».28 Seguindo os ensinamentos dos Padres, também o
Concílio de Calcedónia professou «que o único e idêntico Filho, nosso Senhor
Jesus Cristo, é Ele mesmo perfeito em divindade e perfeito em humanidade,
verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem [...], consubstancial ao Pai
segundo a divindade e consubstancial a nós segundo a humanidade [...]; gerado
do Pai antes dos séculos segundo a divindade e, nos últimos dias, Ele mesmo por
nós e pela nossa salvação, de Maria, a virgem Mãe de Deus, segundo a
humanidade».29
Por isso, o Concílio
Vaticano II afirma que Cristo, «novo Adão», «imagem de Deus invisível» (Col
1,15), «é o homem perfeito, que restituiu à descendência de Adão a semelhança
divina, deformada desde o primeiro pecado [...]. Cordeiro inocente, pelo seu
sangue voluntariamente derramado, mereceu-nos a vida e n'Ele Deus nos
reconciliou consigo e connosco, libertando-nos da escravidão do diabo e do
pecado, de tal sorte que cada um pode dizer com o Apóstolo: o Filho de Deus
“amou-me e entregou-Se a Si mesmo por mim” (Gal 2,20)».30
A esse respeito, João
Paulo II declarou explicitamente: «É contrário à fé cristã introduzir qualquer
separação entre o Verbo e Jesus Cristo [...]: Jesus é o Verbo Encarnado, pessoa
una e indivisa [...]. Cristo não é diferente de Jesus de Nazaré; e este é o
Verbo de Deus, feito homem para a salvação de todos [...]. À medida que formos
descobrindo e valorizando os diversos tipos de dons, e sobretudo as riquezas
espirituais, que Deus distribuiu a cada povo, não podemos separá-los de Jesus
Cristo, o qual está no centro da economia salvadora».31
É igualmente contra a fé
católica introduzir uma separação entre a acção salvífica do Logos, enquanto
tal, e a do Verbo feito carne. Con a encarnação, todas as acções salvíficas do
Verbo de Deus fazem-se sempre em unidade com a natureza humana, que Ele assumiu
para a salvação de todos os homens. O único sujeito que opera nas duas
naturezas — humana e divina — é a única pessoa do Verbo.32
Portanto, não é compatível
com a doutrina da Igreja a teoria que atribui uma actividade salvífica ao Logos
como tal na sua divindade, que se realizasse «à margem» e «para além» da
humanidade de Cristo, também depois da encarnação.33
11. Do mesmo modo, deve
crer-se firmemente na doutrina de fé sobre a unicidade da economia salvífica
querida por Deus Uno e Trino, em cuja fonte e em cujo centro se encontra o
mistério da encarnação do Verbo, mediador da graça divina no plano da criação e
da redenção (cf. Col 1,15-20), «recapitulador de todas as coisas» (cf. Ef
1,10), «tornado para nós justiça, santificação e redenção» (1 Cor 1,30). De
facto, o mistério de Cristo tem uma sua unidade intrínseca, que vai da eleição
eterna em Deus até à parusia: «N’Ele [o Pai] nos escolheu, antes da criação do
mundo, para sermos, na caridade, santos e irrepreensíveis diante d’Ele» (Ef
1,4); «Foi também n'Ele que fomos feitos herdeiros, segundo os desígnios de
quem tudo realiza conforme decide a sua vontade» (Ef 1,11); «Pois àqueles que
de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu
Filho, a fim de que Ele fosse o Primogénito de muitos irmãos. E aqueles que
predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e,
àqueles que justificou, também os glorificou» (Rom 8,29-30).
O Magistério da Igreja,
fiel à revelação divina, afirma que Jesus Cristo é o mediador e o redentor
universal: «O Verbo de Deus, por quem todas as coisas foram feitas, encarnou, a
fim de, como homem perfeito, salvar todos os homens e recapitular todas as
coisas. O Senhor [...] é aquele a quem o Pai ressuscitou dos mortos, exaltou e
colocou à sua direita, constituindo-O juiz dos vivos e dos mortos».34
Esta mediação salvífica implica também a unicidade do sacrifício redentor de
Cristo, sumo e eterno Sacerdote (cf. Hebr 6,20; 9,11; 10,12-14).
12. Há ainda quem sustente
a hipótese de uma economia do Espírito Santo com um carácter mais universal que
a do Verbo Encarnado, crucificado e ressuscitado. Também essa afirmação é
contrária à fé católica, que, ao contrário, considera a encarnação salvífica do
Verbo um acontecimento trinitário. No Novo Testamento o mistério de Jesus,
Verbo Encarnado, constitui o lugar da presença do Espírito Santo e o principio
da sua efusão na humanidade, não só nos tempos messiânicos (cf. Act 2,32-36; Jo
7,39; 20,22; 1 Cor 15,45), mas também nos que precederam a sua entrada na
história (cf. 1 Cor 10,4; 1 Pedro 1,10-12).
O Concílio Vaticano II
repropôs à consciência da fé da Igreja essa verdade fundamental. Ao expor o
plano salvífico do Pai sobre a humanidade inteira, o Concílio liga
estreitamente, desde o princípio, o mistério de Cristo com o do Espírito.35
Toda a obra de edificação da Igreja por parte de Jesus Cristo Cabeça, no
decorrer dos séculos, é vista como uma realização que Ele faz em comunhão com o
seu Espírito.36
Além disso, a acção
salvífica de Jesus Cristo, com e pelo seu Espírito, estende-se, para além dos
confins visíveis da Igreja, a toda a humanidade. Falando do mistério pascal, em
que Cristo agora já associa vitalmente a Si no Espírito o crente e lhe dá a
esperança da ressurreição, o Concílio afirma: «E isto vale não apenas para
aqueles que creem em Cristo, mas para todos os homens de boa vontade, no
coração dos quais, invisivelmente, opera a graça. Na verdade, se Cristo morreu
por todos e a vocação última do homem é realmente uma só, a saber divina, nós
devemos acreditar que o Espírito Santo oferece a todos, de um modo que só Deus
conhece, a possibilidade de serem associados ao mistério pascal».37
É claro, portanto, o laço
entre o mistério salvífico do Verbo Encarnado e o do Espírito, que mais não faz
que actuar a influência salvífica do Filho feito homem na vida de todos os
homens, chamados por Deus a uma única meta, quer tenham precedido
historicamente o Verbo feito homem, quer vivam depois da sua vinda na história:
de todos eles é animador o Espírito do Pai, que o Filho do homem doa com
liberalidade (cf. Jo 3,34).
Por isso, o recente
Magistério da Igreja recordou com firmeza e clareza a verdade de uma única
economia divina: «A presença e acção do Espírito não atingem apenas os
indivíduos, mas também a sociedade e a história, os povos, as culturas, as
religiões [...]. Cristo ressuscitado, pela virtude do seu Espírito, actua já no
coração dos homens [...]. É ainda o Espírito que infunde as “sementes do
Verbo”, presentes nos ritos e nas culturas, e as faz maturar em Cristo».38
Embora reconhecendo a função histórico-salvífica do Espírito em todo o universo
e na inteira história da humanidade,39 o Magistério, todavia afirma:
«Este Espírito é o mesmo que operou na encarnação, na vida, morte e
ressurreição de Jesus e opera na Igreja. Não é, portanto, alternativo a Cristo,
nem preenche uma espécie de vazio, como por vezes se julga que exista entre
Cristo e o Logos. O que o Espírito realiza no coração dos homens e na história
dos povos, nas culturas e religiões, assume um papel de preparação evangélica e
não pode deixar de referir-se a Cristo, Verbo feito carne pela acção do
Espírito, “a fim de, como Homem perfeito, salvar todos os homens e recapitular
em Si todas as coisas”».40
Concluindo, a acção do
Espírito não se coloca fora ou ao lado da de Cristo. Trata-se de uma única
economia salvífica de Deus Uno e Trino, realizada no mistério da encarnação,
morte e ressurreição do Filho de Deus, actuada com a cooperação do Espírito
Santo e estendida, no seu alcance salvífico, à inteira humanidade e ao
universo: «Os homens só poderão entrar em comunhão com Deus através de Cristo,
e sob a acção do Espírito».41
(cont.)
________________________________________
Notas:
(23) Conc. Vaticano II, Decl. Nostra aetate,
n. 2. Cf. ainda Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes, n. 9, onde se fala de
elementos de bem, presentes « nos usos e culturas particulares dos povos »;
Const. dogm. Lumen gentium, n. 16, onde se acena a elementos de bem e de
verdade, presentes entre os não cristãos, que podem ser considerados uma
preparação para a aceitação do Evangelho.
(24)
Cf. Conc. de Trento, Decr. de libris sacris et de traditionibus recipiendis:
Denz., n. 1501; Conc. Vaticano I, Const. dogm. Dei Filius, cap. 2: Denz., n.
3006.
(25)
Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei verbum, n. 11.
(26)
Ibid.
(27)
João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 55. Cf. ainda n. 56. Cf. Paulo
VI, Exort. apost. Evangelii nuntiandi, n. 53.
(28)
Conc. de Niceia I, Symbolum Nicaenum: Denz., n. 125.
(29)
Conc. de Calcedónia, Symbolum Chalcedonense: Denz., n. 301.
(30)
Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n. 22.
(31)
João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 6.
(32)
Cf. S. Leão Magno, Tomus ad Flavianum: Denz., n. 294.
(33)
Cf. S. Leão Magno, Litterae «Promisisse me me míni» ad Leonem I imp.: Denz., n.
318: « In tantam unitatem ab ipso conceptu Virginis deitate et humanitate
conserta, ut nec sine homine divina, nec sine Deo agerentur humana». Cf. ainda
ibid.: Denz., n. 317.
(34)
Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n. 45. Cf. ainda Conc. de
Trento, Decr. De peccato originali, n. 3: Denz., n. 1513.
(35)
Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, nn. 3-4.
(36)
Cf. ibid., n. 7. Cf. S. Ireneu, o qual afirmava que na Igreja « foi
estabelecida a comunhão com Cristo, ou seja, com o Espírito Santo » (Adversus
Haereses III, 24, 1: SC 211, 472).
(37)
Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n. 22.
(38)
João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 28. Quanto às « sementes do
Verbo » cf. ainda S. Justino, 2 Apologia 8,1-2; 10,1-3; 13,3-6: ed. E.J.
Goodspeed, pp. 84; 85; 88-89.
(39)
Cf. ibid., nn. 28-29.
(40)
Ibid., n. 29.
(41)
Ibid., n. 5.
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