26/01/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum III Semana



Evangelho: Mt 4,12-17.23-25

12 Tendo Jesus ouvido dizer que João fora preso, retirou-Se para a Galileia. 13 Depois, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada junto do mar, nos confins de Zabulon e Neftali, 14 cumprindo-se o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías, quando disse: 15 “Terra de Zabulon e terra de Neftali, terra que confina com o mar, país além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 Este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz, e uma luz levantou-se para os que jaziam na sombra da morte”. 17 Desde então, começou Jesus a pregar: «Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus».
23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do reino de Deus, e curando todas as enfermidades entre o povo. 24 A Sua fama espalhou-se por toda a Síria, e trouxeram-Lhe todos os que tinham algum mal, possuídos de vários achaques e dores: possessos, lunáticos, paralíticos. E Ele curava-os. 25 Seguiam-n'O grandes multidões de povo da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

Comentário:

Jesus Cristo é a Luz do mundo. De certo modo, e utilizando uma expressão muito conhecida, é a “luz ao fundo do túnel”.

Porque, para lá de toda a esperança e quando parecem falhar todas as expectativas e a vida pessoal ou colectiva como que mergulha numa escuridão de morte, Ele está lá, brilhando com um fulgor inconfundível que não pode deixar de atrair os que vagueiam procurando um rumo certo que faça reencontrar a esperança, a VIDA!

Não há vida sem luz, a escuridão é própria dos mortos, dos que já não precisam ver.

Nós, todos, que necessitamos ver – e ver muito bem – por onde caminhamos, precisamos dessa Luz de Cristo que tudo ilumina e que afasta, definitivamente, as sombras da inquietação e da dúvida.


(ama, comentário sobre Mt 4, 12-17, 2013.12.16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.