24/12/2013

Leitura espiritual para 24 de Dez

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. 
O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Evangelho: Mt 14, 22-36

22 Imediatamente Jesus obrigou os Seus discípulos a subir para a barca e a passarem antes d'Ele à outra margem do lago, enquanto despedia a multidão. 23 Despedida esta, subiu a um monte para orar a sós. Quando chegou a noite, achava-Se ali só. 24 Entretanto a barca no meio do mar era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 Ora, na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, andando sobre o mar. 26 Os discípulos, quando O viram andar sobre o mar, assustaram-se e disseram: «É um fantasma». E, com medo, começaram a gritar. 27 Mas Jesus falou-lhes imediatamente dizendo: «Tende confiança: sou Eu, não temais». 28 Pedro, tomando a palavra, disse: «Senhor, se és Tu, manda-me ir até onde estás por sobre as águas». 29 Ele disse: «Vem!». Descendo Pedro da barca, caminhava sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Vendo, porém, que o vento era forte, teve medo e, começando a afundar-se, gritou, dizendo: «Senhor salva-me!». 31 Imediatamente Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?». 32 Depois que subiram para a barca, o vento cessou. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante d'Ele, dizendo: «Verdadeiramente Tu és o Filho de Deus». 34 Tendo atravessado o lago, foram para a terra de Genesaré. 35 Tendo-O reconhecido o povo daquele lugar, mandaram prevenir toda aquela região, e apresentaram-Lhe todos os doentes. 36 Estes rogavam-Lhe que os deixasse tocar, ao menos, a orla do Seu vestido. E todos os que a tocaram ficaram curados.



As boas maneiras

A cortesia, a afabilidade, a urbanidade, e as suas afins, são irmãs pequenas de outras virtudes maiores. E a família é o ambiente onde melhor se aprendem, seja qual for a idade.
Se pensarmos como evoluíram as boas maneiras ao longo do tempo, ou como mudaram de região para região, seria fácil deduzir que se trata de algo puramente convencional, que se pode modificar ou mesmo transgredir ao gosto de cada um. 
E, no entanto, parece que o fundamental, em termos de cortesia, se mantém: todos temos ouvido frases como: “pelo seu comportamento, nota-se que é de uma boa família” ou “que menino mais educado!”, e se o disseram de nós, provavelmente sentimo-nos honrados.
As virtudes humanas, que são o fundamento das sobrenaturais, estão na base dos usos e costumes dos povos, no que normalmente se entende como urbanidade ou educação. 
Talvez se não possa dizer que a afabilidade, a condição de quem é agradável no trato e na conversação, seja a virtude mais importante. Mas gera um sentimento de empatia, de cordialidade, de compreensão, que é difícil de explicar ou de suprir de outros modos. 
A urbanidade mostra-nos algo sem o qual não se pode conviver em sociedade, ensina-nos a ser humanos, civilizados. A cortesia, a afabilidade, a urbanidade e as suas afins, são irmãs pequenas doutras virtudes maiores. Mas a sua particularidade reside em que sem elas a convivência se tornaria ingrata. Mais, na prática, uma pessoa grosseira e descortês muito dificilmente poderá viver a caridade.

Olhando para Jesus

Pode ter-nos acontecido, nalgum momento da vida, que face a uma conduta ou a uma atuação pouco correta da nossa parte se nos ocorra: “que terão pensado de mim? Porque fiz eu isso? Ou como fiquei mal!”. 
O Evangelho deixou-nos uma página que descreve duas atitudes em confronto, a de um “bem-pensante” da época e a de uma pecadora[1]. Simão, o fariseu, organizou um almoço ao nível da categoria do convidado, alguém a quem consideram como profeta. Seguramente pensou como sentar os comensais, na atenção ao serviço, nos pratos que ofereceria e nos temas de conversa que gostaria de propor ao Mestre. Havia que ficar bem, diante da sociedade presente e diante do hóspede principal. Mas esqueceu-se de alguns pormenores a que o Senhor deu importância. 
Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés. Ela com as suas lágrimas banhou os Meus pés, e enxugou-os com os seus cabelos. Não Me deste o ósculo; porém ela, desde que entrou, não cessou beijar os Meus pés. Não ungiste a minha cabeça com óleo, porém ela, ungiu com perfume os Meus pés [2].
À primeira vista, poderiam parecer coisas insignificantes. No entanto, Jesus, perfeito Deus e homem perfeito, nota a sua falta. S. Josemaria, que contemplando com grande profundidade a realidade da encarnação do Filho de Deus, que se manifesta também em gestos que a uns olhos sem amor poderiam passar desapercebidos, comenta a propósito desta passagem: Jesus Cristo traz a salvação e não a destruição da natureza; com Ele aprendemos que não é cristão comportar-se mal com o homem, criatura de Deus, feito à Sua imagem e semelhança (cfr. Ge 1, 26)[3].
Encontramos aqui ensinamentos para quem deseja santificar e santificar-se nos diferentes caminhos do mundo. Sobretudo, quando a própria natureza humana, com as suas disposições e faculdades, foi elevada pelo Senhor. 
Não há nada, por pequeno ou mínimo que pareça, que não se possa levar a Deus: quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus[4]. Todas as atividades honradas foram redimidas, de modo que todas, realizadas em união com Ele, podem ser corredentoras.
As virtudes são pessoais, da pessoa; mas é fácil verificar que a pessoa não é uma “peça isolada”; vivemos em relação com o mundo, coexistimos com outros; somos independentes e ao mesmo tempo dependemos dos outros: ajudamo-nos ou prejudicamo-nos. Todos somos elos de uma mesma cadeia [5].
As virtudes possuem também este caráter social. Não são para o brilho pessoal, para fomentar o egoísmo, mas sim para os outros. Por que razão nos sentimos tão bem com algumas pessoas e porventura menos com outras? Provavelmente, porque aquele que nos escuta, vemos que nos compreende, não mostra pressa, dá serenidade, não se impõe, sugere, respeita, é discreto, pergunta o que é justo.
Quem sabe conviver, dar-se bem com os outros, compartilhar, oferecer, acolher, dar a paz, está a caminho de ser verdadeiramente virtuoso. Jesus ensina-nos que, se faltam algumas condições, a boa convivência se deteriora. O civismo é talvez a melhor forma de apresentação. E aquelas que poderíamos chamar virtudes da convivência constituem o pressuposto e a base onde engancha a jóia da caridade.
As virtudes da mesa
É muito frequente, e cada vez se estende a mais estratos da sociedade, que quer o pai quer a mãe trabalhem fora de casa. São necessários os dois ordenados para manter a economia doméstica. As dificuldades que os horários e as distâncias impõem para que a família se junte toda são com frequência enormes, especialmente nas grandes cidades. E, ainda bem! – pensarão muitas mães – que as crianças possam almoçar na escola.
Não é que antes, quando era mais fácil almoçar em família, essas reuniões fossem perfeitas, pois às vezes os miúdos lutavam uns com os outros ou protestavam devido à comida que se lhes servia e os pais ralhavam-lhes... Mais ou menos, como agora; as situações, no fundo, mudaram pouco; mas trata-se, hoje como ontem, de aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece, e treinar-se em converter os contratempos em ocasiões formativas.
Quantas vezes pensámos em transformar, por exemplo, os jantares de cada dia ou os almoços dos fins-de-semana em reuniões familiares? Existem já estudos em que rapazes e raparigas assinalam o “comer em família” como a atividade mais importante para eles.
Estar com as pessoas que nos amam, compartilhar, ser compreendidos são modos de socializar, de aprender a dar-se aos outros. Melhora as relações entre os membros da família, proporciona aos pais momentos informais para conhecerem melhor os seus filhos e anteciparem-se a possíveis dificuldades.
Quantos detalhes de educação em que há que incidir: “muito te agradeço que vás buscar o sal”. “Lavaste as mãos antes de te sentares à mesa?”. “Põe-te direito e não cruzes as pernas quando comes”. “Podes ajudar o teu irmão a pôr (ou a levantar) a mesa”. “O pão não se deita fora”. “Pega bem no garfo”. “Corta a carne em pedaços pequenos, e não fales com a boca cheia”. “Há que comer não só com o estômago, mas com a cabeça, e come-se tudo do que nos servimos, gostemos ou não”. “A sopa para a boca e não a boca para o prato”. “Limpa-te antes de beber, e não faças barulho”. “Não bebas com os cotovelos apoiados na mesa”.
Alguns são avisos que mudam segundo os lugares, outros – bastantes – são mais universais. Talvez pareçam negativos – embora não seja preciso dizê-los todos, nem continuamente – mas vistos como afirmações falam da consideração que temos que ter pelos outros; coisas pequenas que revelam correção, cortesia, higiene; demonstrações de solicitude sobre aspetos que talvez por inadvertência possam incomodar alguém.
Nas refeições, podem-se aprender coisas elementares como quanto é razoável que me sirva, tendo em conta que há outros comensais; ou a não comer fora de horas e assim apreciar melhor o que me dão. Por outro lado, comer juntos não é apenas um ato social. É também cultura no sentido mais nobre e rigoroso do termo. 
A cultura, como muitos autores sublinharam, está relacionada com o culto. Dar o culto devido a Deus é parte da natureza humana, que também se faz cultura em forma de ritos e instituições. Que modo mais estupendo de dar ao Senhor toda a Sua glória, se o “rito” da refeição é precedido por uma oração! Se invocamos a bênção de Deus sobre a família e os dons que estamos para receber; se agradecemos ao Senhor o pão que se nos oferece todos os dias e rezamos por quem o preparou, e por quem vive na indigência! 
Abençoar à mesa é um costume que ajuda a interiorizar o facto de que Deus está continuamente ao nosso lado, a dar graças pelo que recebemos e a respeitar os outros na convivência quotidiana.
Manter o bom tom
À volta da mesa e nas tertúlias familiares, prepara-se os filhos para a vida em sociedade. Cada vez é mais claro que o lema do “vale tudo” não se ajusta à realidade. Uma pessoa que se aborrece por qualquer coisa ou que discute tudo é um companheiro de trabalho complicado. 
Alguém que tem que atender o público e não cuida bem da sua apresentação, demonstra pouca estima por si próprio e pelos outros, e não comunica uma grande confiança, pelo menos à primeira vista. Expressar-se com correção, saber intervir numa conversa ou esperar a vez, aprender a apresentar-se com decoro, no vestir e nos adornos, são aspetos da vida em sociedade.
Mais do que a moda, o que nos afasta da vulgaridade é o estilo. Ter estilo, ter classe caracteriza-se pela sobriedade e pelo equilíbrio, pela capacidade de conciliar extremos e contrastes e não por andar na moda. 
O estilo faz parte da nossa personalidade. É importante, por exemplo, aprender a vestir-se de acordo com a ocasião. A elegância não consiste tanto em ter um vestuário caro ou de marca, mas em vestir-se com roupa limpa e passada a ferro. 
E isto, as crianças cultivam-no no lar, vendo como os pais atuam em todo o momento com elegância e discrição. Não é a mesma coisa ir a um jantar de gala ou estar com os amigos, ou na intimidade da família; não é a mesma coisa passear-se de qualquer modo pelos corredores da casa ou vestir um roupão logo ao levantar-se da cama. 
Também as reuniões familiares – e dentre estas, as refeições – permitem aos filhos contar as suas pequenas aventuras na escola; e, aos pais, fazer um comentário oportuno, ou dar um critério sobre um determinado comportamento. São ocasiões para pôr em comum gostos e interesses, para se entusiasmarem com a ideia de fazer passeios à montanha ou por história, ou para introduzir os filhos na fascinante arte da narração. 
Podemos programar excursões e visitas artísticas; e desvendar, pouco a pouco, aspetos das tradições familiares e religiosas, ou patrióticas, ou culturais. As crianças aprendem a falar sem levantar a voz nem gritar e, mais importante, exercitam-se em escutar, e habituam-se a não interromper o fio da conversas, a não impor os seus pontos de vista nem as suas exigências.
Em família, com pequenos detalhes cuidamos uns dos outros. Ninguém se apresenta mal vestido, nem come sem um mínimo de compostura. As mães, sobretudo, pensam num prato que mais agrade a quem celebra um aniversário. Cada um passa a travessa e está pendente do que os outros necessitam. Um oferece o pão ou a água a outro antes de se servir. Agradece-se, pois o agradecimento fomenta a concórdia, e a concórdia a alegria e o sorriso.
Depois de uma boa refeição em família somos mais felizes: não só com a alegria fisiológica de animal são [6], mas porque compartilhámos com aqueles que mais amamos a nossa intimidade; enriquecemo-nos moralmente, pessoalmente.
Os comportamentos de que se falou ajudam a formar a nossa interioridade; a orientar-se cara a Deus e cara aos outros. A mulher e o homem maduros estão apoiados na realidade, por isso contentam-se com o que têm e desfrutam-no a fundo. Aprendem a respeitar-se a si próprios, a serem senhores da sua alma e do seu corpo. Conduzem-se com naturalidade, prudência e medida em qualquer situação. Perseveram confiadamente – na amizade, no seu trabalho, nos objetivos que se lhes fixaram – porque mais do que receber são capazes de dar. Aprenderam a ser generosos, e saem de casa todas as manhãs como o sol, que exultavit ut gigas ad currendam viam – alegres como um herói, a percorrer o seu caminho [7], com um humor benéfico, que dignifica tudo aquilo que toca.

j.m. martín (2012)

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Notas:
[1] Cfr. Lc 7, 36-ss.
[2] Lc 7, 44-46.
[3] S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 73.
[4] 1 Co 10, 31.
[5] S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 76.
[6] Cfr. S. Josemaria, Caminho, n. 659.

[7] Ps 19, 6.

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