Art.
3 — Se a ira tem sua sede no concupiscível.
(III Sent., dist. XXVI, q. 1, a
. 2).
O terceiro discute-se assim. — Parece
que a ira tem a sua sede no concupiscível.
1. — Pois, como diz Túlio, a ira é uma espécie de desejo 1. Ora, o desejo, pertence ao concupiscível. Logo, também a ira.
2. Demais — Agostinho diz que a ira se
transforma no ódio 2. E Túlio, no livro supra citado, que o ódio é a
ira inveterada. Ora, o ódio, como o amor, tem a sua sede no concupiscível.
Logo, também a ira.
3. Demais — Damasceno e Gregório
Nisseno 3 dizem que a ira compõe-se da tristeza e do desejo. Ora,
tanto este como aquele têm sua sede no concupiscível. Logo, também a ira.
Mas, em contrário. — A potência
concupiscível é diferente da irascível. Se pois a ira pertencesse ao
concupiscível, a potência irascível não tiraria dela a sua denominação.
Como já dissemos 4,
as paixões do irascível diferem das do concupiscível, por serem os objectos
destas o bem e o mal absolutos, ao passo que os objectos daquelas são o bem e o
mal acompanhados de certa dificuldade ou arduidade. Ora, como já dissemos 5,
a ira visa dois termos: a vindicta que deseja, e a pessoa de quem quer tirá-la.
E em ambos esses casos ela requer uma certa arduidade, pois o seu movimento não
se manifesta senão com uma certa grandeza relativamente a esses dois termos,
pois, como diz o Filósofo, às coisas nulas ou muito pequenas não lhes damos
nenhum valor 6. Donde é manifesto, que a ira não tem sua sede no
concupiscível, mas, no irascível.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— Túlio denomina desejo o apetite de qualquer bem futuro, sem levar em conta as
condições de árduo ou não árduo. E, a esta luz, inclui a ira no desejo, como
desejo que é da vingança. E assim o desejo é comum ao irascível e ao
concupiscível.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Diz-se que a ira
se transforma no ódio, não porque a mesma paixão, numericamente, que era antes
ira, venha a ser, em seguida, quando inveterada, o ódio, mas, isso se dá em
virtude da causalidade. Pois a ira, quando diuturna, causa o ódio.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Diz-se que a
ira se compõe da tristeza e do desejo, não como partes, mas como causas. Pois,
como já dissemos 7, as paixões do concupiscível são as causas das do
irascível.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
____________________
Notas:
1. IV De tuscul. Quaestion.
(cap. IX).
2.
In Regula.
3.
Nemésio, De nat. hom.
4.
Q. 23, a. 1.
5.
Q. 46, a. 2.
6.
II Rhetoric. (cap. II).
7.
Q. 24, a. 2.
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