25/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXVIX Semana

Evangelho: Lc 12, 54-59

54 Dizia também às multidões: «Quando vós vedes uma nuvem levantar-se no poente, logo dizeis: Aí vem chuva; e assim sucede. 55 E quando sentis soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor; e assim sucede. 56 Hipócritas, sabeis distinguir os aspectos da terra e do céu; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? 57 E porque não discernis também por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, fores com o teu adversário ao magistrado, faz o possível por fazer as pazes com ele pelo caminho, para que não suceda que te leve ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e o guarda te meta na cadeia. 59 Digo-te que não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo».

Comentário:

Talvez possamos ver, nestas palavras de Jesus uma alusão ao Purgatório.
Com efeito, este, é uma espécie de prisão onde se espera que o pagamento da dívida seja efectuado para que nos seja concedida a liberdade.

Quem paga esta dívida?

Nós próprios, com o cumprimento da pena que nos foi imposta ou alguém que o faça por nós ou interceda junto do Credor para que Se digne rever a sentença.

Como na prisão, também no Purgatório existe a esperança segura de um final feliz: o encontro definitivo com o Credor, Jesus Cristo

Também como o liberto da prisão graças à interferência de outro ficará agradecido, assim também, mas em sumo grau, nos agradecerão aquelas almas que, pelo nosso interesse manifestado na constante oração, forem libertos do Purgatório entrando no supremo gozo da vida eterna na visão beatífica de Nosso Senhor.


(ama, comentário sobre Lc 12, 54-58, 2012.10.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.