19/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXVIII Semana



Evangelho: Lc 12, 8-12

8 Digo-vos: Todo aquele que Me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus. 9 Mas quem Me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10 «Todo aquele que falar contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado; mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado. 11 Quando vos levarem às sinagogas e perante os magistrados e autoridades, não estejais com cuidado de que modo respondereis, ou que direis, 12 porque o Espírito Santo vos ensinará, naquele mesmo momento, o que deveis dizer».

Comentário:

Que significa pecar contra o Espírito Santo e por que é que estes pecados não têm perdão?

Significa que quem comete este pecado se afasta e rejeita deliberadamente a salvação. O Espírito Santo é o "Senhor que dá a vida" como dizemos no Credo e, portanto, rejeitá-lo é rejeitar a vida, a união com Deus.

Esta atitude voluntária não tem, de facto, perdão porque a pessoa nestas circunstâncias não quer saber de perdão. Deus não impõe a Sua Vontade nunca mesmo que esteja em causa a salvação de um ser humano que Ele destinou à Vida Eterna e por cuja salvação deu a vida na Cruz.

É o mistério da liberdade humana, o mais excelente bem que o Criador nos outorgou mas, também, o mais difícil de usar correctamente.


(ama, comentário sobre Lc 12, 8-12, 2011.11.16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.