02/10/2013

Devoção a Nossa Senhora 2


2. No que se refere ao culto, há que ter em conta que este se dirige a Deus, pois é um modo de manifestar a nossa dependência d’Ele, de O adorar. Por este motivo o culto que tributamos a Deus distingue-se do culto aos mártires e aos santos, que começou desde muito cedo na Igreja, ou do culto à Santíssima Virgem. 

A Deus tributa-se-Lhe um culto de adoração, de latria; e aos mártires e aos santos de veneração, de dulia. No caso de Nossa Senhora fala-se de culto de hiperdulia. Estes pontos foram estudados com particular detalhe pelo II Concílio de Niceia (787), que ratificou a legitimidade do culto às imagens e distinguiu entre o culto de latria, próprio de Deus a quem o cristão adora, e o culto de dulia, próprio dos santos, das suas relíquias e imagens, a quem se venera, ao mesmo tempo que reservava o chamado culto de hiperdulia à Santíssima Virgem.

J. A. Riestra

Novembro 2010



Bibliografia básica

1. Em primeiro lugar figuram, como é óbvio, os escritos de S.Josemaria publicados. Podem ser particularmente úteis, enquanto se centram sobre o tema em questão, as homilias sobre Nossa Senhora publicadas em Cristo que passa e Amigos de Deus, “Recuerdos del Pilar”, Caminho, etc.

2. Uma boa ajuda para este tema encontra-se também em Álvaro Del Portillo, Entrevista sobre o fundador do Opus Dei, Quadrante, 1994 Javier Echevarría, Lembrando o Beato Josemaría Escrivá,  Diel, 2000; Idem, El amor a María Santísima en las enseñanzas de Mons. Escrivá de Balaguer, em Palabra nn. 156-157 (1978), pp. 341-345. Encontram-se também numerosos episódios que manifestam a piedade mariana de S.Josemaria nas diversas biografias publicadas.

3. Outros trabalhos que podem ajudar são: Federico Delclaux, Santa Maria nos escritos Beato Josemaría Escrivá, Rei dos Livros, 1996; José Antonio Riestra, La maternità spirituale di Maria nell’esperienza mariana di San Josémaría Escrivá, em "Annales Theologici" n. 16 (2002), pp. 473-489; A. Blanco, Madre de Dios y Madre de los hombres. Studio sulla devozione mariana di San Josemaría e sul rapporto con l’unità di vita, em Romana n. 19 (2003), pp. 292-320.

 4. Para una visão de conjunto podem consultar-se: José Luis Bastero Eleizalde, María, Madre del Redentor, 2ª ed., Eunsa; M. Ponce Cuéllar, María, Madre del Redentor y Madre de la Iglesia, Herder; S. De Fiores – S. Meo (edd.), Nuevo diccionario de mariología, Ediciones Paulinas.



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