27/09/2013

Leitura espiritual para 27 Set

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Lc 13, 31-35; 14, 1-14

31 No mesmo dia alguns dos fariseus foram dizer-Lhe: «Sai e vai-Te daqui porque Herodes quer matar-Te». 32 Ele respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eis que Eu expulso os demónios e faço curas hoje e amanhã, e ao terceiro dia atinjo o Meu termo. 33 Importa, contudo, que Eu caminhe ainda hoje, amanhã e no dia seguinte; porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 «Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis juntar os teus filhos como a galinha recolhe os seus pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste! 35 Eis que a vossa casa vos será deixada deserta. Digo-vos que não Me vereis, até que venha o dia em que digais: “Bendito O que vem em nome do Senhor”».
14 1 Entrando Jesus, um sábado, em casa de um dos principais fariseus, para comer, eles estavam a observá-l'O. 2 Encontrava-se diante d'Ele um homem hidrópico.3 Jesus, dirigindo a palavra aos doutores da lei e aos fariseus, disse-lhes: «É lícito ou não fazer curas ao sábado?».4 Eles ficaram calados. Então Jesus, pegando no homem pela mão, curou-o e mandou-o embora. 5 Dirigindo-se depois a eles, disse: «Qual de vós, se o seu filho ou seu boi cair num poço, não o tirará imediatamente ainda que seja em dia de sábado?». 6 Eles não sabiam que replicar a isto. 7 Disse também uma parábola, observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares à mesa: 8 «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não te coloques no primeiro lugar, porque pode ser que outra pessoa de mais consideração do que tu tenha sido convidada pelo dono da casa,9 e que venha quem te convidou a ti e a ele e te diga: Cede o lugar a este; e tu, envergonhado, vás ocupar o último lugar. 10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier quem te convidou, te diga: Amigo, vem mais para cima. Então terás com isto glória na presença de todos os convidados;11 porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado». 12 Dizia mais àquele que O tinha convidado: «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem os vizinhos ricos; para que não aconteça que também eles te convidem e te paguem com isso. 13 Mas, quando deres algum banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; 14 e serás bem-aventurado, porque esses não têm com que retribuir-te; mas ser-te-á isso retribuído na ressurreição dos justos».


A Confissão Frequente 2

II - Como devemos praticar a confissão frequente?

Não é fácil responder a esta pergunta. Aqui também tem a sua aplicação a regra de que uma mesma coisa não é para todos. É mister distinguir duas classes entre os que praticam a confissão frequente.
Muitos deles encontram-se no meio da vida, na família, no escritório, na fábrica, na escola, na profissão, no negócio, com a sua pressa, a sua inquietação e o seu ruído. Esforçam-se de forma notável por levar uma vida pura e grata a Deus. Mantêm-se duradouramente em estado de graça e de filhos de Deus, mas sempre voltam a cair em toda a classe de faltas. Vão todas as semanas e seguramente todos os meses à sagrada confissão, arrependem-se seriamente das suas faltas e acusam-se das mesmas com espírito de arrependimento e com a melhor vontade, tanto quanto podem, ainda que talvez não de uma forma muito perfeita. Diremos que uma tal confissão não é para eles saudável? Pela forma inábil e tosca com que a fazem, temos de inquietá-los e aconselhá-los sem necessidade urgente que a façam de outra forma? Ou não devíamos antes ajudá-los a formar um propósito sério e prático, e conservar a sua firme vontade de avançar apesar dos fracassos na vida espiritual? O mesmo poderia dizer-se ao religioso acerca daqueles anos de vida religiosa em que amiúde ainda se cometem tropeços, infidelidades e faltas, pecados veniais conscientes, deliberados, de certa gravidade. Nestes anos é de aconselhar que a santa confissão se relacione estreitamente com a meditação e com o exame de consciência geral e especial.
Mas pouco a pouco e de forma normal em todos os campos da vida interior se verifica um constante processo de simplificação. A este processo está submetida a meditação da mesma forma que o exame de consciência e toda a aspiração à virtude e à vida de oração. A este processo de simplificação está também submetida a recepção do sacramento da penitência. Com o progresso na vida interior vão diminuindo os pecados veniais conscientes e deliberados, e, em geral, só quase restam os chamados pecados de fraqueza. Aqui é onde começam as dificuldades práticas contra a santa confissão; em certo sentido tornam-se tanto maiores quanto mais cresce a alma em pureza e se aproxima de Deus. Para ambas as classes de almas sobre a forma e o modo de como devemos fazer a confissão frequente são válidas as seguintes reflexões. Começamos com o propósito
A)         O propósito
Para que a confissão frequente seja não só válida e digna, como também positivamente construtiva, eficaz no que respeita ao crescimento da vida interior, vale a seguinte norma directriz: Na santa confissão acusar-se-á aquilo contra o que conscientemente estamos resolvidos a trabalhar com firmeza. Com isto, o ponto central da confissão frequente será ocupado pelo propósito.
1.           O propósito é inseparável do arrependimento; brota do bom arrependimento com intrínseca necessidade, como um fruto maduro. Sendo uma parte do arrependimento o propósito, este é, como o próprio arrependimento, um elemento essencial e absolutamente necessário da confissão.
Há que distinguir entre o propósito expresso e o que está incluído no arrependimento. Este último não é nenhum acto novo da vontade, separado do acto do arrependimento, antes está incluído na dor que vai anexa ao arrependimento e ao desprezo pelo pecado. Basta para a recepção válida do sacramento da penitência. Assim, pois, se antes da acusação se fez um acto sério de arrependimento, ainda que sem pensar no propósito e sem o formular, já a confissão é válida, porque o propósito necessário vai incluído no arrependimento. Mas se se quer tornar mais frutuosa a confissão e convertê-la em meio de progresso interior e de santificação, será necessário o propósito expresso, separado do acto de arrependimento. O propósito expresso pode ser geral ou especial. Geral, é quando se refere a todos os pecados veniais ou, pelo menos, a todos os pecados veniais de que se acusa naquela confissão. O propósito especial é a vontade de evitar ou combater seriamente determinados pecados veniais ou faltas.
Para a validade da confissão de pecados exclusivamente veniais basta o propósito de querer evitar e combater os pecados confessados ou pelo menos um dos mesmos; também é suficiente o propósito de abster-se de uma determinada classe de pecados veniais; e, finalmente, basta o propósito de evitar no possível, ou pelo menos diminuir com maior zelo, o número dos pecados veniais não deliberados, quer dizer, os chamados pecados de fraqueza. Não é necessário o propósito de evitar em absoluto os pecados veniais, como deve ser o propósito no que respeita aos pecados mortais: é suficiente o propósito de os combater ou de empregar os meios necessários para diminuir pelo menos o seu número e a sua frequência.
2.           Muitos dos que se confessam frequentemente incorrem na falta de não fazer propósito sério no que respeita a grande parte dos pecados que se confessam. São Francisco de Sales disse que é um abuso confessar um pecado que ainda não se está decidido a evitar ou pelo menos a combater a sério.


3.           [1] Desgraçadamente este abuso converteu-se em prática, sobretudo, na confissão feita por costume, em que todas as vezes se acusa o mesmo, sem nenhum progresso, sem diminuição do número e classe de pecados veniais, sem nenhuma rejeição enérgica, sem aumento de zelo para aspirar ao bem. Aqui tem de haver alguma falta. O que falta é o propósito. Adquire-se o costume de acusar-se destes ou daqueles pecados veniais, sem pensar seriamente em lutar contra eles. Há um propósito geral ou incluído no próprio acto do arrependimento, e da mesma forma a confissão é válida; mas frutuosa, construtiva, propulsora da vida interior, mal o poderá ser uma confissão assim feita. Neste ponto têm os confessores uma responsabilidade para com os que se confessam com frequência; mas não somente os confessores, mas antes de mais os próprios penitentes.
Por isso as almas mais puras e proveitosas não se acusarão na confissão frequente de faltas, infidelidades ou pecados de fraqueza que não estejam resolvidas a combater com toda a sua vontade. Mas não é possível, ao mesmo tempo e duradouramente, concentrar com constância toda a atenção e força em grande número de pontos, de faltas de fraquezas. Por isso deve guardar-se esta regra fundamental: Pouco, mas bom, com toda a seriedade e vontade, com constância a perseverança. Divide et impera: dividir para vencer. Da mesma forma a tais almas ser-lhes-á necessário limitar o propósito da sua confissão a poucos pontos; melhor, a uma só falta contra a qual queiram lutar, a um só ponto que tenham sempre à vista, em que queiram concentrar todo o seu esforço. Em primeiro lugar, o necessário naquele momento, o importante, aquilo que naquelas circunstâncias é o principal para eles. Muito depende de que este propósito seja bem escolhido e formado.
Estas almas devem procurar especialmente formar um propósito positivo, quer dizer, encaminhado para a prática de uma determinada virtude. A forma de vencer as nossas faltas e debilidades não é ocuparmo-nos delas continuamente e combatê-las, mas manter sempre o nosso olhar dirigido para o bem positivo, para o santo, e procurá-lo conscientemente. As almas que verdadeiramente aspiram à perfeição lutam antes de mais pelo amor puro a Deus e a Cristo; o amor a Deus é amor ao próximo, amor que suporta, perdoa, ajuda, serve, enche de dita, dá força para amar o próximo. Põem o seu olhar na pureza de intenção e nos motivos dos seus actos. Pospõem-se viver da fé e considerar como disposição ou consentimento de Deus tudo quanto respeita à vida quotidiana. O amor a Deus e ao Redentor torna-as fortes para os sacrifícios diários, grandes e pequenos, fortes para a paciência, para a verdade, para a vida em comunidade, para submissão humilde à cruz imposta pelas circunstâncias, as doenças, a debilidade e insuficiências próprias, os muitos fracassos, as dificuldades da vida interior o estado de secura, o vazio ou frieza interiores, o cansaço e indisposição física, a repugnância pela oração, etc. O amor dá forças para tal. «A caridade é paciente, é bondosa; a caridade não é invejosa, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.» [2]
O propósito em primeiro lugar, tem de ser realizável praticamente. Neste ponto falta-se de muitas formas. Faz-se, por exemplo, este propósito: Não quero ter mais distracções na oração, não quero ser picuinhas, não quero ter mais pensamentos de orgulho, etc. Estes são meros propósitos, praticamente irrealizáveis, que só servem para acumular novas ruínas sobre as antigas. Para nós, os humanos, que vivemos nesta terra, não se trata de não ter nenhuma distracção na oração, de não ser sensíveis aos desgostos e injustiças, de não ter nenhum pensamento de orgulho... Trata-se somente de que as distracções, as irritações, etc., não sejam voluntárias e que quando nos dermos conta delas as combatamos. Forme-se, pois, um propósito que realmente possa levar-se à prática, por exemplo: Proponho-me, quando notar que estou distraído, recolher-me; logo que note uma irritação, farei um acto de paciência, de conformidade com a vontade de Deus; sempre que me aconteça algo de desagradável, dirigir-me-ei ao Senhor dizendo: «Senhor, ajuda-me», ou «por Teu amor quero suportá-lo.» Se se aspira a mais, o propósito de nada servirá. Só recolheremos desenganos e desalento.
O propósito tem de ser adaptado às necessidades e circunstâncias do momento. Deve ter como objecto uma falta que me dá muito que fazer e que hei-de combater com todo o afã; tem que ter em consideração a corrente interior da graça, que tão frequentemente toma por ponto de partida algum mistério de Cristo, da liturgia ou do ano eclesiástico, uma vivência íntima, a meditação, a leitura espiritual, uma inspiração interior, etc.
O propósito não há-de mudar, nem deve mudar em cada confissão; mas, se não varia, deve renovar-se, afiançar-se e aprofundar-se em cada confissão até que a falta que foi objecto do propósito seja vencida eficazmente com certa segurança e constância de forma que se tenha debilitado notavelmente o seu predomínio; amiúde o propósito deverá conservar-se até que mudem as circunstâncias exteriores. Certas faltas exteriores, como a curiosidade da vista, a quebra do silêncio ou faltas contra a caridade, terão que ser combatidas com um propósito especial até que se tenha conseguido que um costume oposto adquira predomínio. Para tal contribuem poderosamente o exame particular e a meditação diária.
O propósito pode também relacionar-se directamente com determinados meios com os quais se queira resistir a uma falta. Assim para melhor se subtrair às distracções na oração, pode fazer-se o propósito de fazer a meditação mais fielmente; ou, para contrair os movimentos de impaciência, de crítica e de falta de caridade, fazer o propósito de estar mais na presença de Deus e de Cristo, e dominar os sentidos.
Não se esqueça que a boa vontade é uma vontade actual, e que por esse motivo é verdadeiramente conciliável com o temor, ainda mais, com a previsão verosímil de uma recaída, pelo menos em faltas inconscientes. Teremos sempre de contar com o importante artigo de fé que o homem, ainda quando se encontre em estado de garça santificante, «sem privilégio especial de Deus, como ensina a Santa Igreja a respeito da Virgem Maria, não é possível evitar durante toda a vida todos os pecados veniais» [3] De modo que não se trata de que não incorramos já em nenhuma falta, mas que não sejamos indiferentes às faltas e infracções, às suas causas e raízes, e que as rejeitemos energicamente, de que jamais façamos as pazes com elas e que cheguemos às alturas do santo amor de Deus.
B)         A confissão (acusação)
1.           O Concílio de Trento sublinha o facto de que não é necessário confessar os pecados veniais. [4]
Objecto da confissão, só o podem ser pecados cometidos depois do baptismo. O que não é pecado não pode confessar-se. Assim, só podem confessar-se os pecados cometidos com conhecimento e vontade, os chamados pecados veniais deliberados ou intencionais; de igual modo os chamados pecados de fraqueza, em que incorremos por precipitação culpável, por excitação momentânea, por irreflexão, por falta de domínio sobre si próprio, ainda que não com plena liberdade. Não é necessário confessar o número e as circunstâncias que agravam os pecados veniais; todavia, seria conveniente tê-los em conta e inclui-los na confissão ao tratar-se de faltas mais importantes e arreigadas. São circunstâncias agravantes, por exemplo, mostrar-se falto de caridade para com um benfeitor imediatamente depois de comungar. Antes discutia-se se podiam ou deviam confessar-se também as chamadas imperfeições, por exemplo, ter-se defendido quando teria sido mais perfeito (ainda que não um dever) calar-se; o permitir-se algo quando teria sido melhor renunciar a tal. Hoje é usual e corrente confessar também as imperfeições, primeiro porque no fundo delas geralmente se oculta algum descuido, e depois porque o seu conhecimento é útil ao confessor para a direcção espiritual. As distracções realmente não queridas, involuntárias, na oração, movimentos de impaciência, pensamentos que afloram contra a caridade, sentimentos de desamor, antipatias, juízos, se com segurança não são deliberados e involuntários, não são objecto de confissão.
2.           Os que se dedicam seriamente à vida espiritual, sobretudo os religiosos, que por vocação estão obrigados a uma vida de perfeição cristã, depois de ter ultrapassado os começos da vida espiritual, deverão normalmente confessar aqueles pecados e faltas contra os quais estão resolvidos a lutar conscientes do seu fim. Assim, pois, não confessarão e todas e cada uma das faltas e imperfeições que tenham cometido, mas tão só aquelas contra as quais vai dirigido o seu propósito. Propósito e confissão (acusação dos pecados) correm paralelamente. Também aqui tem a sua aplicação aquilo que não muito e variado, mas pouco e, isso, bem; non multa, sed multum. Das faltas quotidianas e infidelidades, escolher-se-á aquela que pertinazmente tende a arreigar-se, que com maior consciência e vontade se comete, que nasce de um costume torcido ou de uma inclinação ou paixão perversa, aquela com que mais se faz sofrer o próximo. Esta acusação limitada é de aconselhar especialmente àqueles que, apesar de todos os seus bons desejos, por vezes se esquecem disso; àqueles que têm faltas habituais, faltas de temperamento de índole mais séria; aos que se sentem enervados e frouxos, sem força interior e sem verdadeiro desejo de aspirar à virtude; àqueles que se encontram em perigo de se tornarem tíbios e descuidados; ao que só com dificuldade se livram de determinadas faltas; finalmente, também àqueles que com facilidade se vêm atormentados pela dúvida de se tiveram dor e arrependimento suficientes pelos pecados confessados.
«Assim, pois, nós não fazemos senão interpretar segundo as nossas próprias opiniões a lei de Deus ao impormo-nos como dever o recitar toda uma litania de pecados veniais, de minuciosas circunstâncias e histórias. Expor tudo isso por completo é simplesmente impossível. Daí um sem-fim de angústias e escrúpulos que só se fundamentam em que por verdadeira impossibilidade omitimos algo do que sem nenhum pecado, com plena liberdade, teríamos podido calar.» [5] No afã de confessar todos os pecados veniais, além de muito desconhecimento e incompreensão, há também muito egoísmo e orgulho; é que queremos estar satisfeitos com o nosso actuar e com a nossa confissão, queremos poder atribuir-nos o certificado de ter dito tudo quanto podíamos dizer. Muitas almas, além disso, dão-se assim com a ilusão de que pelo mero facto de ter-se confessado está tudo em ordem. Que erro tão prejudicial!
O conhecimento da raiz dos pecados veniais, antes de mais a da falta principal, e o conhecimento das ocasiões que originam determinadas faltas, pode ser útil ao confessor. Convém falar disto de quando em quando na santa confissão.
3. Na prática há muitos meios de fazer bem e frutuosamente a acusação, e de aprofundar e simplificar a confissão frequente. Uns confessam todas as faltas ou, pelo menos, as mais importantes cometidas depois da última confissão. Assim muitas almas com razão e proveito.
Mas no caso de almas que com verdadeira seriedade procuram Deus, trate-se de leigos, sacerdotes ou religiosos, julgamos que devemos indicar os seguintes meios: Pode-se partir de uma determinada falta, cometida depois da última confissão. Em tal caso, a confissão decorrerá assim: «Com plena consciência julguei e falei com pouca caridade; durante a minha vida inteira pequei, de pensamento, de palavra, com juízos pouco caritativos contra o amor ao próximo, e acuso-me de todos estes pecados da minha vida; acuso-me igualmente de todos os outros pecados e faltas dos quais me tenha feito culpável ante Deus.» É uma forma muito simples e proveitosa de acusar-se na suposição de ter-se esforçado por despertar um sério arrependimento. Do arrependimento brota naturalmente um claro e concreto propósito: «Trabalharei par eliminar todo o juízo e palavra deliberadamente faltos de caridade».
Uma segunda forma de nos acusar-mos: a partir de um determinado mandamento, ou de uma paixão, um costume, uma inclinação; sempre de um ponto que, no momento actual, é de grande importância para a aspiração interior. Então a confissão far-se-á desta forma: «Excito-me facilmente com qualquer coisa; os outros irritam-me com frequência; falo e censuro e dou rédea solta à antipatia e ao mau humor. Acuso-me de ter cometido desta forma muitas faltas na minha vida. Outros pecados e faltas dos quais me tenha feito culpável ante Deus.» É também uma forma fácil e proveitosa de confissão; ela pressupõe e exige que o penitente, consciente do fim, e por longo tempo, fixe a atenção num pecado determinado, como raiz de determinadas faltas ou num ponto importante da sua vida interior. O decisivo, também neste caso, é o arrependimento. Esta forma de confessar-se torna relativamente fácil para o confessor atender o penitente de uma forma pessoal e ajudá-lo nos seus esforços.
Finalmente, pode tomar-se como ponto de partida o ter pecado, por exemplo, contra um ou outro mandamento: «pequei amiúde e muito por impaciência, por falta de domínio de mim mesmo, por mau humor, por sensualidade. Acuso-me também de todos os outros pecados mortais e veniais de toda a minha vida».
Do dito resulta o seguinte: Quem quiser praticar a confissão frequente bem e com todo o fruto possível, tem de manter em boa ordem a sua vida interior. Deve ver com clareza que pontos são importantes e essenciais para ele; deve conhecer as suas próprias imperfeições e modelar-se a si próprio de modo consequente. Se o confessor, compreensivo e cheio de santo interesse pelo crescimento espiritual do seu penitente, também, colabora com ele de um modo consequente, a confissão frequente será um meio excelente para edificar e aperfeiçoar a vida religiosa e moral, par identificar-se com Cristo e com o seu espírito.
(Compilação por ama, 2010)




Notas:
[1] s. francisco de sales, A vida devota, 2. 19.
[2] 1 Cor 13, 4 ss
[3] conc. trento, Sessão 6, can. 23.
[4] conc. trento, Sessão 14, cap. 5º pag 27)
[5] lehen, Weg zum inneren Frieden, p. 93 (nota do t.: traduzido do castelhano no original)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.