21/09/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXIV Semana



São Mateus – Apóstolo e Evangelista
Evangelho: Mt 9, 9-13

9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, que estava sentado na banca das cobranças, e disse-lhe: «Segue-Me». E ele, levantando-se, O seguiu. 10 Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa deste homem, vieram muitos publicanos e pecadores, e se sentaram à mesa com Jesus e com os Seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus diziam aos Seus discípulos: Por que motivo come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 Jesus, ouvindo isto, disse: «Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, e aprendei o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Comentário:

Talvez soem um pouco estranhas estas palavras de Jesus: “Quero misericórdia e não sacrifício”, mas são a ter muito em conta.

As pessoas – por vezes muitos milhares – que fazem grandes caminhadas, se arrastam de joelhos em voltas à Capelinha em Fátima, fazem, sem dúvida nenhuma, enormes sacrifícios.

‘Cumprem promessas’, dizem.
Como numa espécie de ‘comércio’ com Deus: ‘concede-me isto que, eu, faço tal coisa…!’
Muitas, a maior parte seguramente, fazem-no por gratidão por graças recebidas e, está muito bem.

Mas quantos, depois, em casa, na sua vida normal e corrente, ‘arrumado o assunto’, não voltam à sua vida de crítica dos outros, de ignorância dos deveres de solidariedade, enfim… de um alheamento do seu próximo?


(ama, comentário sobre Mt 9, 9-13, 2013.05.15) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.