31/08/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXI Semana
Evangelho: Mt 25, 14-30

14 «Será também como um homem que, estando para empreender uma viagem, chamou os seus servos, e lhes entregou os seus bens. 15 Deu a um cinco talentos, a outro dois e a outro um, a cada qual segundo a sua capacidade, e partiu. 16 O que tinha recebido cinco talentos, logo em seguida, foi, negociou com eles, e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que tinha recebido dois, ganhou outros dois. 18 Mas o que tinha recebido um só, foi fazer uma cova na terra, e nela escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 «Muito tempo depois, voltou o senhor daqueles servos e chamou-os a contas. 20 Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: “Senhor, entregaste-me cinco talentos, eis outros cinco que lucrei”. 21 Seu senhor disse-lhe: “Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo do teu senhor”. 22 Apresentou-se também o que tinha recebido dois talentos, e disse: “Senhor, entregaste-me dois talentos, eis que lucrei outros dois”. 23 Seu senhor disse-lhe: “Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo do teu senhor”. 24 «Apresentando-se também o que tinha recebido um só talento, disse: “Senhor, sei que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. 25 Tive receio e fui esconder o teu talento na terra; eis o que é teu”. 26 Então, o seu senhor disse-lhe: “Servo mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei, e que recolho onde não espalhei. 27 Devias pois dar o meu dinheiro aos banqueiros e, à minha volta, eu teria recebido certamente com juro o que era meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem dez talentos, 29 porque ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que tem. 30 E a esse servo inútil lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”.


Comentário:

Pelo menos por duas vezes o Evangelho fala-nos nos bens recebidos - gratuitamente - de Deus, a propósito das contas que temos prestar sobre o uso que lhes demos, concretamente: os talentos ( ) e as minas ( ).
O comentário pode ser o mesmo já que, onde o Senhor quer chegar, é ao facto de sermos, apenas e só, usufrutuários e administradores do que nos é entregue.
As 'pequenas coisas' que Jesus refere são, de facto, sempre grandes coisas como tudo o que nos vem de Deus.
Sendo em Si próprio, Grande, Imenso, tudo quanto nos dá é, por assim dizer 'à Sua escala'.
Só mais tarde, na Vida Eterna, nos daremos realmente conta de quão grande foi tudo quanto nos deu.


(ama, comentário sobre Mt 25, 14-30, 2012.08.12)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.