20/08/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XX Semana
São Bernardo – Doutor da Igreja

Evangelho: Mt 19, 23-30

23 Jesus disse a Seus discípulos: «Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24 Digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus». 25 Os discípulos, ouvidas estas palavras, ficaram muito admirados, dizendo: «Quem poderá, então, salvar-se?». 26 Porém, Jesus, olhando para eles, disse-lhes: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível». 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?». 28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.


Comentário:

Por várias vezes tenho ouvido práticas – homílias – que ao referirem-se a este trecho do Evangelho se prendem com uma questão, que é, a frase de Jesus Cristo: «É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus».

Estranhamente, pelo menos para mim, quem fala entrega-se com mais ou menos ênfase e, até, com sabedoria, à interpretação da frase no que respeita ao ‘camelo’, uns dizendo que se trata de um fio grosso usado naquele tempo, outros aduzindo que ‘agulha’ era o nome que se dava às portas das cidades por serem estreitas e em ogiva. Será tudo muito interessante e académico mas, o que esperaria ouvir – e penso – os presentes teriam o direito de escutar, - (afinal, a homília na Santa Missa não é uma aula nem uma análise dos termos evangélicos) - era algo sobre o âmago do texto: a salvação de cada um!

E, deste tema – SALVAÇÃO – avulta a sentença de Jesus Cristo: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível».

Tomemos pois, boa nota e peçamos ao Senhor que faça por nós o que na verdade não podemos: Salvar-nos!


(ama, comentário sobre Mt 19, 23-30, 2013.06.21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.