4.
A Idade Moderna (até 1789, ano do início da Revolução Francesa) 3
O outro inimigo com que se
enfrentou a Igreja no séc. XVIII foi o Iluminismo, um movimento, em primeiro
lugar filosófico, que teve grande êxito entre as classes dirigentes; tem como
pano de fundo uma corrente cultural que exalta a razão e a natureza e, ao mesmo
tempo, faz uma crítica indiscriminada à tradição; é um fenómeno muito complexo,
que apresenta, em todo o caso, fortes tendências materialistas, uma ingénua
exaltação das ciências, a recusa da religião revelada em nome do deísmo ou da
incredulidade, um irreal optimismo a respeito da bondade natural do homem, um
excessivo antropocentrismo, uma confiança utópica no progresso da humanidade,
uma difundida hostilidade contra a Igreja Católica, uma atitude de suficiência
e desprezo pelo passado, e uma arreigada tendência para realizar reducionismos
simplistas na busca de modelos explicativos da realidade. Trata-se, em resumo e
em boa medida, da origem de muitas das ideologias modernas, que reduzem a visão
da realidade eliminando da sua compreensão a revelação sobrenatural, a
espiritualidade do homem e, finalmente, o anelo pela procura das verdades últimas
da pessoa e de Deus.
No
século XVIII foram fundadas as primeiras lojas maçónicas; uma boa parte delas
assumiu tonalidades e actividades claramente anticatólicas.
carlo
pioppi
Bibliografia básica
J. Orlandis, História
Breve do Cristianismo, Rei dos Livros, 1993.
M. Clemente, A Igreja no tempo,
Grifo, 2000.
A. Torresani, Breve storia
della Chiesa, Ares, Milano 1989.
(Resumos
da Fé cristã: © 2013, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet)
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